O projeto de revitalização do CCR - Centro Cultural e Recreativo do Esporte Clube Pinheiros resultou de um concurso fechado de estudos preliminares de arquitetura, promovido pelo clube em abril de 2017. O concurso contou com a participação de cinco escritórios convidados – Andrade Morettin Arquitetos Associados, Biselli Katchborian Arquitetos, SIAA, MMBB Arquitetos e Paulo Bruna Arquitetos Associados –, pediu aos concorrentes que apresentassem suas ideias para:
- a revitalização do CCR, que deveria ter suas áreas renovadas e o auditório atual transformado num teatro completo, além de ser ampliado de 5.000 m² para 9.000 m² a fim de concentrar todas as instalações culturais do clube; e
- a construção de um novo edifício, o CBS - Centro de Beleza e Saúde, junto ao centro do tênis, com cerca de 5.000 m² de área prevista, que deveria abrigar grosso modo os vestiários e a administração desse setor do clube, as saunas, um centro médico e de fisioterapia, barbearia e salão de beleza, além de café e restaurante.
Os escritórios Biselli Katchborian Arquitetos, juntamente com Zanatta Figueiredo, venceram o para o Centro de Tênis e Bem Estar. Conheça o projeto a seguir:
Premissas do Centro de Tênis e Bem-Estar
O objeto do concurso realizado pelo Esporte clube pinheiros para o novo prédio de requalificação do espaço do tênis e expansão do complexo de saunas / bem estar deveria ter expressividade arquitetônica digna da tradição do Clube Pinheiros e compatível com equipamento similares de eventos tenísticos esportivos internacionais.
Com a densa vegetação e paisagismo característicos do interior do clube, apropriar-se de sua ambiência foi o que ditou a implantação do prédio e os materiais escolhidos para suas envoltórias. Integrar de maneira visual e sensorial o verde natural dos taludes e copa das árvores com os ambientes internos, respeitando suas devidas privacidades. Um grande átrio aberto no hall de circulação do edifício, além de preservar as espécies nativas de árvores, integra visualmente todos os pavimentos.
A Implantação também permite o contínuo uso do complexo de saunas atual até que seus respectivos espaços esteja pronto no novo prédio, para então a demolição e construção do centro de saúde e fisioterapia do clube.
Tomando partido dos níveis da topografia natural do terreno, a implantação de níveis promove fluidez para os diversos usos inseridos no prédio, otimizando a setorização de cada área e criando espaços democráticos e acessíveis a todos os associados, com abundante iluminação e aeração naturais.
A nova lanchonete do tênis, com acesso em nível por rampas e escadas em um térreo superior, funciona como uma grande praça de convergência de usos e eventos, integrando e democratizando nobre espaço com vista e interação para dois elementos importantes do clube, o lago e a insubstituível Jaqueira do tênis.
O prédio novo, além de expandir e requalificar as quadras existentes, vem somar ao complexo de quadras do tênis, trazendo instalações condizentes com o tamanho que o esporte tem no clube.
Arquitetos
Localização
Rua Angelina Maffei Vita, 493 - Jardim Europa, São Paulo - SP, BrasilAutores
Mario Biselli, Artur Katchborian, Vitor Zanatta, Vinícius Figueiredo e Henrique ZulianArquiteto Responsável
Mario BiselliColaboradores Arquitetura
Breno Quaiote e Chayene CardosoEngenharia Estrutural
SP ProjectInstalações
GreenwattMaquete Física
Practica MaquetesRenderizações
Henrique ZulianÁrea
8500.0 m2Ano do projeto
2017Fotografias
Courtesy of Biselli Katchborian + Zanatta Figueiredo