- Área: 90 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Rungkit Charoenwat
-
Fabricantes: GUT, SCG, SYS
Descrição enviada pela equipe de projeto. Pasang é um pequeno café escondido em um bairro suburbano de Chiang Rai. A comunidade tem como principal cultivo econômico o abacaxi. Isso conduz ao conceito principal do projeto, de funcionar como um mediador entre as pessoas da comunidade e os visitantes ao comunicar o processamento da fruta por parte dos nativos, que ainda vivem de sua própria maneira tradicionalista junto com o desenvolvimento harmônico da cidade.
Esse café é expressado através da arquitetura contemporânea, preservando seu estilo e utilizando materiais locais que são encontrados facilmente na região. Os arquitetos desenharam o espaço em níveis diferentes para acomodar o uso de diversas áreas. A conexão de cada pavimento é feita por meio do desenho da cobertura de duas águas com frontões no segundo e terceiro pavimento.
A estrutura foi desenhada como um sistema modular, inspirada na estrutura arquitetônica vernacular Lanna, sendo uma estrutura compacta que se materializa em aço. Desenhada com brises de madeira e vidro, serve como parede da edificação e seus vazios permitem a ventilação natural. Ao abrir todas as persianas, é possível ver claramente a forma da arquitetura e a conexão com o interior.
A edificação possui uma grande janela que serve também como uma porta para um terraço. A paisagem circundante do projeto é um povoado montanhoso com pequenos campos, pomares e arroios que fluem através da comunidade, beneficiando os meios de subsistência, agricultura e criação de animais. A edificação transmitiu um regionalismo em um estilo contemporâneo, que é uma combinação de sabedoria local tradicional e tecnologia da construção moderna.