Em parceria com Make Architects e o Museu Sir John Soane, o World Architecture Festival (WAF) abriu as inscrições para a segunda edição do Prêmio de Desenho de Arquitetura. Lançado em 2017, o prêmio foi concebido para celebrar e reconhecer a importância do desenho como ferramenta para registrar e comunicar ideias e espaços.
O Prêmio de Desenho de Arquitetura abrange o uso criativo de ferramentas digitais e renderizações produzidas digitalmente, ao mesmo tempo que reconhece a importância duradoura do desenho à mão. Os organizadores incentivam propostas de todos os tipos e formatos: desde desenhos técnicos ou detalhes construtivos até vistas colagens digitais ou perspectivas - e qualquer coisa entre eles. Os desenhos podem ser totalmente especulativos ou relacionados a projetos reais.
Podem se inscrever arquitetos, designers e, sobretudo, estudantes de todo o mundo. O prêmio inaugural em 2017 atraiu 166 inscritos de diferentes partes do globo, sendo sessenta por cento dos participantes com 30 anos ou menos. A fim de atrair ainda mais inscrições de estudantes este ano, os organizadores continuam a oferecer uma taxa de inscrição reduzida de £50 para todas as inscrições de estudantes e menores de 30 anos.
As inscrições podem ser feitas em três categorias: 1) desenho à mão; 2) desenho digital; e 3) desenho híbrido, combinando os dois. As propostas serão avaliadas com base em habilidade técnica, originalidade na abordagem e capacidade de transmitir uma ideia arquitetônica, seja para um projeto conceitual ou real.
Os vencedores e finalistas serão anunciados em outubro e serão exibidos em uma exposição dedicada no Museu Sir John Soane, em Londres, de 17 de outubro a 18 de novembro. Os vencedores das categorias receberão entradas especiais e duas noites em um hotel durante o World Architecture Festival em Amsterdã, de 28 a 30 de novembro de 2018. Eles serão convidados a participar de um evento no Festival Stage no WAF e participarão do jantar de gala do festival.
Jeremy Melvin, curador do World Architecture Architecture, comentou: “O WAF tem o prazer de trabalhar com o Museu Sir John Soane e a Make para reunir os melhores e mais evocativos desenhos arquitetônicos contemporâneos, que mostram que o desenho continua sendo a principal forma de desenvolver e comunicar ideias arquitetônicas.
Entre os jurados estarão Langlands e Bell (Ben Langlands e Nikki Bell); Owen Hopkins (Museu Soane); Ken Shuttleworth (Make Architects); Narinder Sagoo (Foster & Partners) e Jeremy Melvin (World Architecture Festival).
O vencedor do prêmio inaugural em 2017 é Momento Mori: a Peckham Hospice Care Home de Jerome Xin Hao Ng. Os jurados o elogiaram pela representação de perspectiva muito bem concebida e executada, olhando para baixo a partir do nível do telhado, e elogiaram o desenho por sua habilidade técnica e pela maneira como demonstra as configurações da interação social de múltiplas gerações encontrada em uma instituição como esta.
Ken Shuttleworth, fundador da Make, comenta: “Quando decidimos criar o Prêmio de Desenho de Arquitetura, queríamos celebrar a arte de desenhar e colocá-la de volta no coração da arquitetura. A nova tecnologia mudou muito o modo como projetamos edifícios, mas o desenho transmite algo verdadeiramente único. Não deve ser perdido ou substituído, deve ser parte integrante do processo arquitetônico."
Para mais informações sobre como participar do prêmio, acesse: https://thedrawingprize.worldarchitecturefestival.com
Título
World Architecture Festival abre chamada para o Prêmio de Desenho de Arquitetura 2018Tipo
ConcursoOrganizadores
Prazo para envio
07 de Setembro de 2018 11:59 PMPreço
£150