-
Arquitetos: Creative Arch
- Área: 248 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Andy Chui, Simon Devitt
-
Fabricantes: Fisher MD, James Hardie, James Hardie Australia, Metalcraft, Stylecraft Stairways
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa em Whangaparaoa está situada entre os braços da protegida Pohutukawa, olhando por entre a vegetação para o rio Wade, que flui para a Baía de Arkles. A principal demanda deste projeto era a criação de uma nova casa de quatro quartos, com total privacidade em relação à rua e a maximização das vistas para a água. A decisão de utilizar formas angulares nesta casa responde a esses requisitos com uma solução arquitetônica distinta.
Cumprindo este propósito, o revestimento vertical de metal se desdobra em uma forma angular enigmática, perto de uma borda do penhasco. Da rua, é possível enxergar, de ângulos oblíquos, painéis envidraçados, áreas de estar, revestimentos verticais de cedro e a alvenaria de baixa manutenção. No entanto, o impacto visual do revestimento de metal que corta o centro do terreno chama a atenção e dá uma sensação de mistério. O edifício transita sem esforço entre as alturas dos pavimentos, relacionando-se com a rua ao mesmo tempo que se abre para vistas panorâmicas do topo de um penhasco.
Na porção posterior do terreno, as fachadas são suavizadas com a cuidadosa combinação de materiais e formas, com generosos painéis em vidro com vista para a baía. Várias áreas de estar ao ar livre são distribuídas ao longo de três lados da casa. Estas são escondidas e abrigadas para proteção contra os ventos predominantes e imprevisíveis.
A forma angular do telhado conecta a garagem térrea com o quarto e os espaços de estar do primeiro andar, dobrando-se suavemente sobre a fachada retangular a sudeste. Uma escadaria central emoldurada por painéis em vidro de pé-direito duplo funciona em conjunto com uma claraboia e um vazio alinhados, criando uma entrada de luz no coração da casa sobre um jardim interior.