PÓS-GRADUAÇÃO 'ARQUITETURA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE’ - INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 01.08 - ESCOLA DA CIDADE
Esta especialização lato sensu, que se encontra em sua quarta edição, propõe uma ampla reflexão sobre a educação em arquitetura e o urbanismo.
Através de seminários e palestras com profissionais reconhecidos promove discussões sobre o significado da arquitetura na sociedade e sobre a formação dos jovens profissionais na contemporaneidade, a partir de uma reflexão sobre o papel das instituições de ensino.
Pretende fomentar a reflexão sobre a atividade docente, estudando teorias e planos de ensino, experiências de ensino em diferentes universidades, discutidas como possibilidade tanto para novas matrizes de ensino de arquitetura e urbanismo, como para pesquisas específicas ligadas à pedagogia a fim de relacionar esferas culturais, socioeconômicas e ambientais.
É uma proposta inovadora no Brasil por promover atualização técnica no campo do ensino, particularmente do ensino de arquitetura e urbanismo, com a consolidação da postura crítica como possibilidade de experimentação de novas propostas educacionais.
INSCRIÇÕES ATÉ 01 DE AGOSTO DE 2018
Número de vagas: 40 vagas
Custo (4 módulos): 15 parcelas de R$ 1.000*
INSCRIÇÕES
Clique aqui e preencha a ficha de inscrição
Dúvidas e informações
posgraduacao@escoladacidade.edu.br
(11) 3258-8108
ESTRUTURA DO CURSO
Estruturado em três semestres que podem ser cursados independentemente. Para obter o certificado de conclusão, o estudante deverá cursar e concluir três semestres, além de realizar as atividades propostas.
PÚBLICO-ALVO
Graduados interessados no tema, formados ou não em arquitetura, com ou sem experiência docente.
CARGA HORÁRIA
390 horas
HORÁRIO
Quartas-feiras - 18h às 22h
CALENDÁRIO 2018
2º Semestre 2018 - 01/08 a 12/12
COORDENAÇÃO DO CURSO
Coordenado pelas arquitetas Cristiane Muniz e Maira Rios, ambas com graduação e mestrado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Professoras da graduação da Escola da Cidade, participaram de cursos e seminários em diversas faculdades no Brasil e no exterior, e também atuam ativamente com seus escritórios. Cristiane Muniz integra o Una Arquitetos, resultado de associação de arquitetos formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, fundado em 1996. Desde sua formação o Una desenvolve projetos em diversas escalas e programas como equipamentos para transporte público e projetos urbanos, espaços culturais, escolas, edifícios residenciais e comerciais. Maira Rios integra o B Arquitetos desde 2004, escritório que se dedica a projetos de todas as escalas além de concursos de arquitetura, projetos para ONGs e instituições públicas. O curso conta com coordenadores das sequências da graduação da Escola da Cidade como corresponsáveis pela organização dos módulos.
CORPO DOCENTE (2014-2017)
Além do corpo docente da Escola e de convidados de diversas áreas do conhecimento no Brasil, a especialização contará com a participação de professores estrangeiros das faculdades de arquitetura conveniadas à Escola da Cidade.
Professores convidados e aulas ministradas até 2017:
Marcos Acayaba – Projeto Pesquisa e Construção
Josep Bramona – El enseño en arquitectura una mirada a la vida
José Lira – O ensino da história e o fazer da arquitetura
Helio Piñón – Como ensinar o quê
Julius Natterer – Arquitetura e Engenharia da Madeira para o tempo que virá
Marta Lagreca – Planos de Ordenamento Territorial
Luiz Amorim – da Morfologia da Arquitetura
Laymert Garcia – O desenho xamânico e o desenho do desenho
Ana Vaz Milheiro – A Construção da História – na pele do arquitecto
Alexandre Pilis – Architecture Parallax
Camilo Restrepo – Intersecciones
Gustavo Rocha-Peixoto – A estratégia da Aranha
Maria Lisogorskaya – Learning Through Making
Farès El-Dahdah – Humanidades Públicas e Espaciais
Antonio José Lopes Bigode – Reflexões EduMatemáticas sobre Escola e a Cidade
Antonio Risério – Viver a Cidade, Transformar a Vida Urbana
Solano Benítez – Taller E – Universidad Nacional de Asunción
Manolita Correia Lima – Professores como designers educacionais
Giorgio Giorgi – Uma Introdução ao Ensino Projeto
Ricardo Bak Gordon – Instituto Superior Técnico de Lisboa
Francisco Burgos e Ginés Garrido – Escola Tecnica Superior de Arquitectura de Madrid
Marlene Ghorayeb – Ecole Spéciale d Architecture Paris
Priscila Simões – Um novo professor para um novo aluno
Jose Canziani Amico – Paisajes Culturales en Los Andes
Zeuler R Lima – Ensinar e Apreender
Antonio Carlos Barossi – Os Edifícios da FAUUSP
Ana Maria de Moraes Belluzzo – Arte e Vida Urbana
David Sperling – Arquitetura: linguagens e representações
Stela Barbieri – O espaço na arte e na educação
Jose Luis Uribe Ortiz – Detrás de Talca: acerca de la practica académica de la Escuela de Arquitectura de la Universidad de Talca, Chile
Paulo Afonso Rheingantz – Autonomia, desejo e auto-avaliação no ensino de projeto de arquitetura
Beatriz Goulart – Escolas para quê?
Eduardo Aquino – Arte, Educação e Cidade
Gisela Wajskop – Ensinar a aprender, aprender a ensinar
Fernando Maculan e Paula Zasnicoff Cardoso – Em processo, Escola Central
Beatriz Kuhl – O ensino de temas de preservação na FAUUSP
Paula Santoro – Ensino, pesquisa, ação: os desafios da pesquisa integrada com a prática
Ruth Verde Zein – Arquitetura: ensinamos e aprendemos a todo instante
Doris Kowaltowski – Ensino de projeto em arquitetura: como surgem as ideias?
Zaida Muxi – Escola Tecnica Superior de Barcelona
Selva Gurdogan – Studio X, Istambul
Susannah Drake – Illinois Institut of Technology/ Cooper Union Institut for Susteinable Design
Marta Bergamin – A sociologia e a vida social: chaves para interpretação da cidade
Jorge Figueira – Ensino da Arquitectura em Portugal: a escola do Porto e a Universidade de Coimbra
Lorenzo Mammí – Modelos de interpretação
Yopanan Rebello – O ensino de estrutura
Joaquin Sabaté – Desafios do projeto urbano
Andrés Maragano Leveque – Escuela de Arquitectura da Universidad de Talca
*O pagamento da primeira parcela deverá ser feito no ato da matrícula. A inscrição será efetivada apenas depois do pagamento.
* Desconto de 50% aos alunos formados pela Escola da Cidade
* Desconto de 25% para arquitetos associados ao SASP (Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo)
*Desconto de 30% para Associados do SESC-SP
Caso sua Instituição deseje ser parceira da Escola da Cidade, entre em contato conosco.
**Valores referentes a módulos cursados em 2018. Sujeito a reajustes para módulos cursados em anos seguintes.
Título
Pós-Graduação ‘Arquitetura, Educação e Sociedade' - Inscrições Abertas I Escola da CidadeTipo
SeminárioOrganizadores
Escola da CidadeDe
01 de Julho de 2018 12:12 PMAté
01 de Agosto de 2018 11:00 PMOnde
Escola da CidadeEndereço