Pós-Graduação ‘Arquitetura, Educação e Sociedade' - Inscrições Abertas I Escola da Cidade

PÓS-GRADUAÇÃO 'ARQUITETURA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE’ - INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 01.08 - ESCOLA DA CIDADE

Esta especialização lato sensu, que se encontra em sua quarta edição, propõe uma ampla reflexão sobre a educação em arquitetura e o urbanismo.

Através de seminários e palestras com profissionais reconhecidos promove discussões sobre o significado da arquitetura na sociedade e sobre a formação dos jovens profissionais na contemporaneidade, a partir de uma reflexão sobre o papel das instituições de ensino.

Pretende fomentar a reflexão sobre a atividade docente, estudando teorias e planos de ensino, experiências de ensino em diferentes universidades, discutidas como possibilidade tanto para novas matrizes de ensino de arquitetura e urbanismo, como para pesquisas específicas ligadas à pedagogia a fim de relacionar esferas culturais, socioeconômicas e ambientais.

É uma proposta inovadora no Brasil por promover atualização técnica no campo do ensino, particularmente do ensino de arquitetura e urbanismo, com a consolidação da postura crítica como possibilidade de experimentação de novas propostas educacionais.


INSCRIÇÕES ATÉ 01 DE AGOSTO DE 2018
Número de vagas: 40 vagas
Custo (4 módulos): 15 parcelas de R$ 1.000*

INSCRIÇÕES
Clique aqui e preencha a ficha de inscrição
Dúvidas e informações
posgraduacao@escoladacidade.edu.br
(11) 3258-8108

ESTRUTURA DO CURSO
Estruturado em três semestres que podem ser cursados independentemente. Para obter o certificado de conclusão, o estudante deverá cursar e concluir três semestres, além de realizar as atividades propostas.

PÚBLICO-ALVO
Graduados interessados no tema, formados ou não em arquitetura, com ou sem experiência docente.

CARGA HORÁRIA
390 horas

HORÁRIO
Quartas-feiras - 18h às 22h

CALENDÁRIO 2018
2º Semestre 2018 - 01/08 a 12/12

COORDENAÇÃO DO CURSO
Coordenado pelas arquitetas Cristiane Muniz e Maira Rios, ambas com graduação e mestrado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Professoras da graduação da Escola da Cidade, participaram de cursos e seminários em diversas faculdades no Brasil e no exterior, e também atuam ativamente com seus escritórios. Cristiane Muniz integra o Una Arquitetos, resultado de associação de arquitetos formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, fundado em 1996. Desde sua formação o Una desenvolve projetos em diversas escalas e programas como equipamentos para transporte público e projetos urbanos, espaços culturais, escolas, edifícios residenciais e comerciais. Maira Rios integra o B Arquitetos desde 2004, escritório que se dedica a projetos de todas as escalas além de concursos de arquitetura, projetos para ONGs e instituições públicas. O curso conta com coordenadores das sequências da graduação da Escola da Cidade como corresponsáveis pela organização dos módulos.

CORPO DOCENTE (2014-2017)
Além do corpo docente da Escola e de convidados de diversas áreas do conhecimento no Brasil, a especialização contará com a participação de professores estrangeiros das faculdades de arquitetura conveniadas à Escola da Cidade.

Professores convidados e aulas ministradas até 2017:
Marcos Acayaba – Projeto Pesquisa e Construção
Josep Bramona – El enseño en arquitectura una mirada a la vida
José Lira – O ensino da história e o fazer da arquitetura
Helio Piñón – Como ensinar o quê
Julius Natterer – Arquitetura e Engenharia da Madeira para o tempo que virá
Marta Lagreca – Planos de Ordenamento Territorial
Luiz Amorim – da Morfologia da Arquitetura
Laymert Garcia – O desenho xamânico e o desenho do desenho
Ana Vaz Milheiro – A Construção da História – na pele do arquitecto
Alexandre Pilis – Architecture Parallax
Camilo Restrepo – Intersecciones
Gustavo Rocha-Peixoto – A estratégia da Aranha
Maria Lisogorskaya – Learning Through Making
Farès El-Dahdah – Humanidades Públicas e Espaciais
Antonio José Lopes Bigode – Reflexões EduMatemáticas sobre Escola e a Cidade
Antonio Risério – Viver a Cidade, Transformar a Vida Urbana
Solano Benítez – Taller E – Universidad Nacional de Asunción
Manolita Correia Lima – Professores como designers educacionais
Giorgio Giorgi – Uma Introdução ao Ensino Projeto
Ricardo Bak Gordon – Instituto Superior Técnico de Lisboa
Francisco Burgos e Ginés Garrido – Escola Tecnica Superior de Arquitectura de Madrid
Marlene Ghorayeb – Ecole Spéciale d Architecture Paris
Priscila Simões – Um novo professor para um novo aluno
Jose Canziani Amico – Paisajes Culturales en Los Andes
Zeuler R Lima – Ensinar e Apreender
Antonio Carlos Barossi – Os Edifícios da FAUUSP
Ana Maria de Moraes Belluzzo – Arte e Vida Urbana
David Sperling – Arquitetura: linguagens e representações
Stela Barbieri – O espaço na arte e na educação
Jose Luis Uribe Ortiz – Detrás de Talca: acerca de la practica académica de la Escuela de Arquitectura de la Universidad de Talca, Chile
Paulo Afonso Rheingantz – Autonomia, desejo e auto-avaliação no ensino de projeto de arquitetura
Beatriz Goulart – Escolas para quê?
Eduardo Aquino – Arte, Educação e Cidade
Gisela Wajskop – Ensinar a aprender, aprender a ensinar
Fernando Maculan e Paula Zasnicoff Cardoso – Em processo, Escola Central
Beatriz Kuhl – O ensino de temas de preservação na FAUUSP
Paula Santoro – Ensino, pesquisa, ação: os desafios da pesquisa integrada com a prática
Ruth Verde Zein – Arquitetura: ensinamos e aprendemos a todo instante
Doris Kowaltowski – Ensino de projeto em arquitetura: como surgem as ideias?
Zaida Muxi – Escola Tecnica Superior de Barcelona
Selva Gurdogan – Studio X, Istambul
Susannah Drake – Illinois Institut of Technology/ Cooper Union Institut for Susteinable Design
Marta Bergamin – A sociologia e a vida social: chaves para interpretação da cidade
Jorge Figueira – Ensino da Arquitectura em Portugal: a escola do Porto e a Universidade de Coimbra
Lorenzo Mammí – Modelos de interpretação
Yopanan Rebello – O ensino de estrutura
Joaquin Sabaté – Desafios do projeto urbano
Andrés Maragano Leveque – Escuela de Arquitectura da Universidad de Talca

*O pagamento da primeira parcela deverá ser feito no ato da matrícula. A inscrição será efetivada apenas depois do pagamento.
* Desconto de 50% aos alunos formados pela Escola da Cidade
* Desconto de 25% para arquitetos associados ao SASP (Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo)
*Desconto de 30% para Associados do SESC-SP

Caso sua Instituição deseje ser parceira da Escola da Cidade, entre em contato conosco.

**Valores referentes a módulos cursados em 2018. Sujeito a reajustes para módulos cursados em anos seguintes.

  • Título

    Pós-Graduação ‘Arquitetura, Educação e Sociedade' - Inscrições Abertas I Escola da Cidade
  • Tipo

    Seminário
  • Organizadores

    Escola da Cidade
  • De

    01 de Julho de 2018 12:12 PM
  • Até

    01 de Agosto de 2018 11:00 PM
  • Onde

    Escola da Cidade
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Pós-Graduação ‘Arquitetura, Educação e Sociedade' - Inscrições Abertas I Escola da Cidade" 27 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899062/pos-graduacao-arquitetura-educacao-e-sociedade-inscricoes-abertas-i-escola-da-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.