- Área: 400 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:José Oller
-
Fabricantes: Bega, Bulthaup, Cortizo, Marrero, Topciment
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa, objeto de reforma, construída na década de 1960, localiza-se na faixa costeira do norte da ilha de Tenerife, em um belo cenário natural chamado Puerto de La Madera. A construção existente, concebida como uma casa de férias, não apresentava grande valor arquitetônico e, graças a sua forma e altura, representava um importante impacto visual na paisagem.
O trabalho consistiu em uma reforma integral da casa sem aumentar sua superfície e favorecendo sua integração na paisagem. Em termos de arquitetura, buscou-se uma distribuição diáfana e a potencialização das imponentes visuais da residência sobre o oceano e o vulcão Teide.
A estrutura original, a base de pórticos de concreto armado, foi exposta e deixada aparente, reforçando sua presença e seu ritmo no espaço. Esta operação de expor a estrutura portante faz parte do esforço de reiterar a operação de reforma empreendida na antiga casa.
Com o objetivo de reduzir o impacto visual da construção existente em relação aos bairros vizinhos, a cobertura inclinada de telhas foi demolida, de tal forma que a laje horizontal pré-existente atua como cobertura-jardim.
Com o mesmo objetivo de integração paisagística recuperou-se a topografia existente na plataforma que forma o acesso à casa, modificada outrora para favorecer o acesso à garagem. Assim, a visão da casa a partir do bairro vizinho Mesa del Mar se reduz a um pavimento de altura. O terreno é preenchido de forma escalonada, como na tradição da agricultura das olhas, fazendo necessário o uso de vegetação autóctone (cactos, palmeiras e dragoeiros).
A cobertura plana da residência recebeu uma camada de cascalho procedente do esmagamento de pedra basílica com o objetivo de que ali se proliferem espécies vegetais próprias do local. A materialidade das paredes de fechamento foi estudada, da mesma forma, para favorecer seu mimetismo em relação ao terreno circundante.