- Área: 70 m²
- Ano: 2015
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Fotografias:Franc Pallares Lopez, Albert Company Olmo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os estudantes do Science and Technology Training Center (STTC) e os arquitetos do a.gor.a Architects, projetaram e construíram um protótipo de sala de aula na fronteira entre a Tailândia e o Myanmar.
Nos últimos 30 anos Mae Sot constatou um fluxo migratório intenso de pessoas que saem de Myanmar com destino a Tailândia, fugindo da guerra civil e buscando melhores condições de vida, saúde e oportunidades de emprego e estudo.
60 escolas trabalham fornecendo ensino de graça para os imigrantes, porém, enfrentam dificuldades incluindo a falta de recursos e problemas com a propriedade da terra. Dessa forma, o protótipo desenvolvido pelos estudantes e arquitetos, visa providenciar um lugar digno para o aprendizado. Além disso, o edifício também somou outros benefícios como ser facilmente construído e desmontado,o que permite que a sala de aula seja transportada para várias localidades diferentes.
O primeiro protótipo foi construído para a Escola CDC, um centro de aprendizado imigrante em Mae Sot que precisava de um espaço temporário para 60 alunos. Depois de 6 meses de uso, a sala de aula foi realocada em outra escola, no vilarejo Phop-Pra. Nos últimos dois anos foram construídos mais dois protótipos na região.
Além de todo o mérito deste projeto, aponta-se também o aprendizado dos alunos do STTC, os quais ganharam novas habilidades de construção e projeto, o que enriquece suas vidas profissionais.
Um dos tópicos discutidos durante o processo projetual foi a seleção do material mais apropriado. O aço foi escolhido como o material principal da estrutura, graças a sua durabilidade e resistência ao transporte, além de ser também resistente ao clima da região de Mae Sot.
A estrutura é toda fixa com parafusos, que garantem sua estabilidade na hora de serem levantadas. Além da estrutura metálica, outra estrutura mais barata e leve, feita de madeira e coberta com palha, bastante comum na região, foi utilizada no projeto. Essa materialidade ajuda na manutenção do edifício.
As salas de aula temporárias respondem efetivamente ao clima tropical da região. A cobertura foi projetada com pé-direito baixo e quebra o frontão em dois elementos. Isso previne a chuva de invadir a área interna, e também trás luz natural e ventilação para dentro do edifício. Além disso, tanto o sistema construtivo quanto a estética das molduras de aço não comprometem as características das construções tradicionais.
Ainda que este projeto tenha sido idealizado para fins educacionais, ele também pode ser adaptado para outras necessidades. O projeto do protótipo da Sala de Aula Temporária foi, desde sua conclusão, compartilhado como um projeto open source.