- Área: 346 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:David Frutos
-
Fabricantes: Acor, Amroc, BATHCO, Bjf lighting, Caliplac, Jung Iberica, REHAU, Sabic
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando nos confrontamos com o projeto para o edifício, partimos de várias premissas. Primeiro, ele deveria estar localizado no limite de um novo Plano Parcial ainda não consolidado para transformar-se em um marco ativador da região. Além disso, deveria poder ser executado em um período breve com um orçamento reduzido.
Isso nos fez trabalhar em um edifício escultórico, com diversas respostas em cada uma de suas partes, que fosse o nó articulador entre ambos os mundos (urbano-rural), sem descriminação, que convidasse a ser percorrido, aproximando o projeto do entorno através de seu espaço externo, projetado como uma extensão do edifício onde se misturam usuários e visitantes, criando áreas de estar com sombra que podem expandir a possibilidade de receber ocupantes. Além disso, a parte externa conta com uma arquibancada que dirige a vista do observador para o mundo rural.
Uma incubadora de empresas deve ser o lugar onde iniciativas antigas ou novas possam trabalhar dividindo conhecimentos, experiências, ideias, emoções, etc. Para isso, entendemos que a melhor forma de materializar este propósito é através de um espaço dinâmico de trabalho, um edifício vivo, que represente o movimento de uma empresa. Assim, propusemos um espaço interior aberto, envolto por uma pele dupla de policarbonato translúcido que permite intuir o que ocorre em seu interior e que muda suas características dependendo da hora do dia.
O edifício maneja a energia e os recursos naturais de forma eficiente, armazenando a água de chuva e optando por um sistema de Poços Canadenses como energia renovável para aclimatar o edifício.