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Arquitetos: SGA-Studio; SGA-Studio
- Área: 4500 m²
- Ano: 2017
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Fotografias:Andre J. Fanthome
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Taksila Roots foi construído em um terreno de um acre na cidade de Akbarpur e atende ao primário da instituição Taksila. Assim como outras cidades na Índia a infraestrutura dedicada a educação é inadequada e passa por poucas melhorias. O cliente considera esse projeto como sendo uma gota no grande oceano de mudanças e transformações necessárias na cidade.
A escola primária atende desde o berçário até a 5ª série, com salas de aula e espaços para atividades extra classe. O edifício foi implantado paralelo a rua principal em uma das extremidades do terreno retangular e com as fachadas principais voltadas para o sul e o sudeste. Por conta de sua implantação, seu entorno proporciona espaços para brincar e um estacionamento.
O edifício foi projetado como sendo uma série de blocos conectados por uma grande cobertura flutuante que conforma a ligação entre eles. Com seus 2 pavimentos, mais o térreo, o edifício conforma um pátio aberto e alguns terraços, de forma que cada pavimento tem três blocos de salas de aula com espaços extra de atividades, todas voltadas para o pátio ou para um terraço, os quais são vistos também como espaços de ensino. A ideia é que os espaços sejam livres e acessíveis de todos os lados, e que os espaços abertos estejam integrados com os espaços fechados.
O pátio é rodeado por duas escadas espelhadas, uma de cada lado. Os recortes de cada terraço servem como beirais para as janelas, além de adicionarem uma dinâmica de luz e sombra para o projeto. A justaposição desses recortes se abrem para alguns ângulos diagonais, adicionando na ambiência do espaço interno.
A cobertura, principal elemento do projeto, conecta todos os blocos e dá a impressão de flutuar sobre toda a escola. Ela possibilita o uso do último pavimento como área de descanso e de brincadeira para as crianças, além de funcionar como um elemento que trás sombra e um senso de proteção aos usuários.
A modulação e a estrutura pré-moldada desempenham um papel fundamental na estética do projeto. Foi tomado um cuidado especial na articulação dos elementos estruturais, como os pilares, de forma que eles permitissem janelas de canto nas salas de aula. Ou também com as colunas marcando o limite do pátio, que ajudam na identidade do projeto e na suspensão da cobertura flutuante.
A escola não tem ar condicionado. Seu equilíbrio térmico se dá por meios passivos como a orientação do projeto, a organização em blocos e a massa térmica que isso resulta, a conformação de pátios e terraços, beirais e a cobertura descolada. Todas essas características de projeto ajudam a atingir a temperatura ideal nas salas de aula.
O projeto também apresenta elementos BALA, Building as Learning Aid, integrados na construção do edifício. São jogos, quebra-cabeças, teoremas e outros elementos incorporados nos pisos e paredes, que estimulam o aprendizado das crianças.
É um importante projeto para a cidade e para as pessoas envolvidas nele. Além de desenvolver e usar as habilidades dos moradores locais, é importante destacar que a qualidade do projeto foi atingida também sem o uso de tecnologia avançada, se apoiando na comunidade local e enfatizando a confiança das pessoas envolvidas. O objetivo do projeto é melhorar seu entorno e contribuir para o futuro dessa pequena cidade.