- Área: 30 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Purnesh Dev Nikhanj
-
Fabricantes: 3M, Axo Nobel, Osram, Saint-Gobain, TATA
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Pública de Doaba, Parowal, está localizada em uma cidade remota em Punjab, na Índia. A escola tem mais de 2.500 estudantes de mais de 100 cidades. Os ônibus escolares são o principal meio de transporte para todos eles devido à distância. A residência mais distante de um estudante fica a 50 km da escola.
Um ônibus escolar de 20 anos, que esgotou seu tempo de vida como veículo, teve que ser direcionado ao descarte obrigatório. O ônibus era especial para a escola, pois pertencia à primeira frota, que hoje conta com mais de 50 ônibus. A intenção do projeto era explorar a possibilidade de reutilizá-lo de forma que pudesse ser novamente útil para a escola.
Um pavilhão evoluiu, utilizando a estrutura externa do ônibus e um volume prismático triangular. Os dois volumes foram intersectados e justapostos, de modo a tornar o espaço como um todo mais interativo e útil, em vez de fazer uso apenas do interior. O teto do ônibus foi convertido em um deck, acessível por degraus que também formam um pequeno teatro ao ar livre. O deck foi inspirado pela curiosidade de crianças e adultos, concentrando-se em como eles se sentiriam ao estar em cima de um ônibus. O espaço pode ser pequeno, mas traz interesse à imaginação das pessoas, as quais têm acesso às vistas espetaculares do entorno, de pé sobre o deck.
O interior do ônibus foi utilizado como uma galeria, documentando a jornada de quatro décadas que a escola testemunhou. O pequeno espaço foi projetado com superfícies brancas multifacetadas com painéis orientados de acordo com o campo de visão de crianças e adultos. Os elementos-chave originais do ônibus, o volante e o assento do motorista, foram mantidos intactos para permitir que as crianças interajam com eles. O teatro ao ar livre e o deck foram projetados para receber vários eventos formais e informais para alunos e professores.
A estrutura é usada como espaço de encontro e refúgio para alunos e professores. Os visitantes e os pais vêm visitar a galeria e a arquitetura, já que o conceito de um ônibus como um edifício é muito singular para eles. Isso os traz de volta às suas raízes. As aldeias tradicionais sempre acreditaram na economia circular, mas ao longo dos anos, tentando imitar as cidades maiores, estão sendo convertidas em economias lineares repletas de desperdício. O 'Ônibus-Edifício' ajuda a reforçar sua confiança em uma economia circular tradicional.
O vínculo compartilhado entre o ônibus escolar e a escola encontrou um novo significado. Depois de realizar mais de 8.000 viagens escolares e assumir a responsabilidade de transportar um milhão de estudantes, ele agora finalmente permanece como parte integrante da escola. Uma área para brincar, um teatro ao ar livre, uma galeria e, acima de tudo, um símbolo que incute a importância da reutilização e reciclagem para os alunos, orientando sua visão para um futuro sustentável.