-
Arquitetos: Costaveras Arquitetos
- Área: 654 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Nicola Labate
-
Fabricantes: Illuminato, Palimanan, Tableria
Descrição enviada pela equipe de projeto. A topografia, a orientação solar, as árvores existentes e o cuidado com a função foram os elementos que ajudaram a moldar os primeiros croquis deste projeto. Na definição dos volumes e planos entraram os elementos naturais. Grande parte da vegetação nativa do terreno foi mantida, como premissa para o lançamento do partido arquitetônico. Planos e volumes bem resolvidos são ferramentas muito utilizadas na arquitetura modernista, que muito inspiram o escritório, com o mínimo de traços dando o máximo de resultado.
Casa desenhada para um casal jovem com uma filha, praticantes de esportes, amantes da natureza, vinhos e do bem viver. Uma piscina com raia de 20 metros (que é usada diariamente para pratica de natação) e uma adega no subsolo comprovam isso. Os materiais naturais quando “protegidos” pelo modismo, deixam a casa atemporal. Foram utilizadas pedras (granito cinza andorinha levigado, mármore travertino e pedra canjiquinha), madeira (nos decks e pérgolas) além de tijolo, aço e concreto aparente.
Estes materiais construtivos, tratados como acabamento, realçam os traços da arquitetura. Quando a arquitetura é bem resolvida, o mobiliário acompanha. Valorizamos principalmente designers nacionais em móveis com acabamentos naturais, escolhendo em alguns casos peças bem retas e limpas. Foram utilizadas treliças de madeira visando primeiramente um maior conforto térmico, para permitir uma circulação de ar constante na sala e filtrar a luz do sol poente que entra na circulação íntima.
Assim, ganhamos um resultado estético maravilhoso, marcante na casa. A visão de uma arquitetura simples e bem resolvida, na proporção entre os planos e volumes, no uso equilibrado dos materiais, na integração correta dos setores, no cuidado com os detalhes. Essas são as premissas de um projeto feliz.