-
Arquitetos: Machado Igreja / Arquitectos
- Área: 83 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:João Morgado
-
Fabricantes: CLIMAR, O/M Light - Osvaldo Matos, Smeg, Tupai, Water Evolution
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento estava visivelmente desfigurado e degradado. As saletas debruçavam-se sobre a estrada, a cozinha e o quarto sobre uma marquise de acesso a um pátio abandonado, onde persistia a Nespereira. O projeto contempla a implementação dos quartos no lugar das saletas e da sala no lugar do quarto.
No núcleo do apartamento, o corredor em madeira irrompe entre as zonas húmidas revestidas a pedra. O painel de correr, que separa o corredor dos espaços comuns, conta com duas aberturas que permitem a iluminação do corredor e o enquadramento da Nespereira.
O pátio, por sua vez, passa de abandonado a protagonista, complemento indispensável da zona de estar e da cozinha. Aí surge um banco virado a poente e um tanque de água corrente, elementos compridos em mármore que procuram dinamizar o espaço exterior, enaltecer a cozinha, a sala e a própria Nespereira.
O projeto consiste na recuperação da nobreza de elementos originais e, em simultâneo, na integração de espaços de arrumação e novos revestimentos capazes de responder às exigências atuais. A intervenção pretende assumir-se como um momento de continuidade e rejuvenescimento na história do apartamento.