- Área: 940 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Prashant Bhat
-
Fabricantes: Bharat Floorings, Clay Club – Ahmedabad, Costa Ceramics, Hybec Lighting, Jaquar, Mr. Farmer, Nitco Limited
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nós almejamos criar uma arquitetura que respire, e também que incorpore as mesmas características que a de uma árvore na natureza. Goa teve uma influência global durante mais de 400 anos em sua arte, arquitetura e cultura, de forma que evoluiu uma gênese de estilos vernaculares com um pano de fundo de materiais inovadores obtidos através do comércio. Este projeto habitacional de seis vilas pretende honrar essa história.
O visitante é recebido por uma grande estrutura metálica, na qual se apoia uma estrutura de IPS, Indian Patent Stone, que faz parte de uma paleta de materiais terrosos, com tijolos terracota e várias tonalidades de verde vindas das plantas tropicais. O uso de jardineiras colocadas em todos os pavimentos proporciona uma sensação de pertencimento aos moradores e fortalece a ideia de que a estrutura deveria ser dramática e ainda ser enraizada como uma árvore.
As vilas foram projetadas de tal forma que a arquitetura é sempre acompanhada por um jardim lateral e um pátio aberto no centro, o qual funciona como elemento organizador de espaços, da onde saem caminhos que levam até as varandas de entrada de cada vila.
Essa organização, baseada em uma espinha dorsal, é organizada em três áreas, a entrada, conhecida como Padmasana, o pátio central, também chamado de Pavilhão de Vivências, e o Pátio dos Fundos. Há também um santuário que permite ao visitante interpretar como preferir a existência de um poder supremo.
O Pavilhão da Vivência é sintetizado ao redor de elementos de uma árvore, com três colunas de madeira atuando como o tronco, nas quais se apoiam plantas que representam a folhagem. A ênfase deste pavilhão está nos detalhes e no uso de materiais contrastantes, como a base do pedestal de granito cinzelado, a madeira das colunas, a IPS e as grelhas ao redor da lagoa da flor de lótus. A influência cultural de Goa, com suas centenas de anos de rituais e costumes, estão representados na escultura terracota feita a mão, ou ainda pelas gárgulas atuando como fontes.
A escultura Golden ratio, raio dourado, domina o pátio dos fundos com uma figura de madeira com braços abertos apoiada sobre um anel de latão feito a mão, sobre duas paredes de concreto, uma amarela e outra azul, colocadas uma atrás da outra.
As vilas foram projetadas de forma que nada é totalmente fechado. A grande janela de correr de vidro conecta o pátio central ao jardim das vilas. A varanda da entrada atua como um espaço de transição entre as áreas de comer e estar e o pátio central.
A alvenaria foi customizada, de forma que cada tijolo se desloca em relação ao próximo, criando um padrão permeável que filtra a luz do dia nos espaços internos particulares e, de noite, quando todas as luzes são acesas internamente, o edifício pode ser visto de fora como uma treliça brilhante.
Urban Alchemy 9 é um experimento social no qual quisemos capturar a essência de Goa ao atingir o equilíbrio entre funcionalidade, desenho, história, cultura e, acima de tudo, natureza.