- Área: 180 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Tomás Cytrynowicz
-
Fabricantes: DayBrasil, Eliane, Pavanny
Descrição enviada pela equipe de projeto. Duas casas geminadas foram internamente demolidas para o projeto que deu origem ao bar e restaurante Negroni, no baixo Pinheiros, em São Paulo.
O pé direito do pavimento inferior era baixo, então, demolimos também a laje do sobrado, deixando apenas a “casca”: as paredes externas, que foram descascadas e deixadas no tijolo aparente, e a estrutura de madeira do telhado.
As telhas precisaram ser substituídas, então, aproveitamos a oportunidade para fazer iluminações zenitais pontuais com telhas transparentes. Os pavimentos foram divididos novamente com uma estrutura metálica e piso wall, onde deixamos um vão com pé direito duplo e uma estante “grelha” metálica com nichos e bandejas de madeira, que faz a conexão dos salões de baixo e de cima.
Resolvemos as plantas dos dois pavimentos da mesma forma, concentrando longitudinalmente de um lado os serviços (bares, forno de pizza e cozinha) e do outro, o salão de atendimento com as mesas. Nos bares, produzimos as estantes com o mesmo design da peça central, porém, adaptadas para outro uso.
No pavimento inferior, abrimos uma janela do bar para a rua, o que permitiu a venda direta de produtos, a pedido dos clientes. Já no pavimento superior, a janela ficou no salão, direção para onde viramos o balcão do bar, para que todos pudessem tomar um drink olhando para a árvore do lado de fora.
Para manter o espaço todo aberto, sem paredes, resolvemos alguns dos fechamentos com policarbonato canelado, que permite a passagem de luz e mantém a privacidade. Esse elemento foi usado também para o fechamento da cozinha e do guarda-corpo.