-
Arquitetos: Estúdio Mova
- Área: 520 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Haruo Mikami
-
Fabricantes: Block Beton, Block Beton / cobogó de concreto, By Silva, By Silva / painel de madeira da entrada., By Silva / porta, Criarte, Criarte / painel vazado de madeira, Criarte / portas de madeira, Kit House, Kit House / armários da Quartos, Kit House / armários da banheiros, Kit House / armários da cozinha, Lurca, Lurca / azulejos decorativos da bancada da churrasqueira., Lurca / azulejos decorativos da cozinha, Multipedras, Multipedras / granitos, Multipedras / mármores, Scandian, Scandian / piso de madeira, +2
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa ampla, térrea, iluminada, ventilada e aberta ao jardim, resguardada dos vizinhos e que pudesse ser também 02 moradias independentes, a fim de manter a privacidade do filho mais velho, foram as solicitações dos clientes quando procuraram o Estúdio Mova para elaborar o projeto de arquitetura para um lote retangular de 2.500,00 m2, situado em um bairro residencial afastado do centro da cidade.
O terreno com 55 metros de frente, foi o ponto de partida do projeto pois possibilitou uma implantação mais alongada que se desenvolveu a partir de dois eixos principais de circulação: no sentido longitudinal, distribuem-se as áreas privativas, e no sentido transversal, a área de convívio social. A topografia suave no sentido transversal do lote, permitiu locar a casa a cerca de 1 metro de altura da cota de soleira, resultando em uma planta livre de desníveis, com total integração entre os ambientes internos e externos, e tornando mais leve o aclive entre a área de lazer e o final do lote.
Definiu-se portanto, uma malha de 2x2metros, onde foram distribuídos o programa da família, os jardins e as circulações. No cruzamento dos eixos, marcado por uma grelha metálica, forma-se um grande salão onde encontram-se integrados o estar, o jantar, a varanda e a área de lazer. A partir dele, articulam-se os ambientes íntimos. Seguindo à direita, encontram-se a sala de TV e a suíte do filho com garagem e acesso independente, e à esquerda, as demais suítes, o escritório, os ambientes de serviços ea garagem com outro acesso independente.
A água marca o eixo transversal e o núcleo central da casa - de um lado um espelho d’água foi disposto na entrada social e, do outro, a piscina, que delimita esse eixo transversal e a área de lazer, ajudando a manter o clima mais ameno durante os períodos de estiagem do Planalto Central.
Jardins de inverno e painéis vazados de madeira foram distribuídos ao longo da planta para permitir uma boa ventilação natural e uma boa iluminação interna, sem a incidência direta do sol, mantendo a residência sempre fresquinha, além de fazer a transição entre os espaços de diferentes usos. Orientada para o poente, optou-se por paredes cegas na fachada principal, entremeadas por elementos vazados de concreto (cobogós) na área de serviço da residência.
Todos os banheiros possuem iluminação e ventilação naturais promovidas por meio de clarabóias, cujos formatos sempre se diferem umas das outras, em formas trapezoidais, de forma a permitir o melhor aproveitamento e a melhor distribuição da luz natural.
Como revestimentos, procurou-se valorizar os elementos construtivos utilizando o concreto aparente, o aço e o tijolo cru. Para contrapora frieza do aço e do concreto, os tons terrosos dos tijolos e os tons naturais da madeira aquecem e deixam os ambientes mais aconchegantes.