- Área: 110 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Pablo Casals Aguirre
-
Fabricantes: Arauco, Cintac®, Quimica Universal, Volcan
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada na comunidade ecológica em um lote de 1500 m2.
Os clientes são um casal de 60 anos, amantes da natureza, dos livros e das viagens. Esporadicamente recebem visitas de parentes.
O casal buscava estar em maior contato com a natureza, realizar práticas de baixo consumo energético, se auto-abastecer com sistemas autônomos e poder contar com os benefícios fornecidos pela paisagem e pela baixa densidade urbana.
A casa deveria ter um programa constituído por uma área de estar com sala de jantar tradicional, uma cozinha, um estúdio com a possibilidade de transformar-se em quarto de hóspedes e uma suíte com saída a uma varanda orientada para a cordilheira.
A arquitetura se encarregou de dar uma linguagem e uma medida à encomenda, de projetar áreas com conforto luminotécnico e térmico, além de representar de forma exaustiva os processos construtivos, evitando imprevistos e adequando a obra ao orçamento disponível.
A equipe de construção é uma sociedade de profissionais e professores que trabalham de maneira independente com o cliente como última instância, sem percepção de lucro com os gastos prestados diretamente através de relatórios completos de cada elemento comprado, com uma periodicidade quinzenal e tabelas de resumos gráficos do processo, revelando todos os aspectos econômicos envolvidos na operação como base da confiança da cooperativa.
O sistema BIM, além de relatórios e tabelas, constituem elementos representativos do processo inserido na arquitetura e, aqui, não alheios a esta, já que ajudam a compreender a magnitude e veracidade da construção física em suas etapas de projeto, eliminando qualquer incerteza.