- Área: 287 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Murray Fredericks, Michael Lassman
-
Fabricantes: Abey, Apaiser, Astra Walker, Caroma, Escea, Fielders, Gaggenau, Hafele, La Marzocco, Matt Blatt/, Matt Tallowwood /, Mizu, Precision Flooring, Qasair, Reece, TBC, Wasteland, Zip
Descrição enviada pela equipe de projeto. Indicada na categoria Casas do 2018 World Architecture Festival, o projeto da Casa Iron Maiden baseia-se no contexto local de North Shore, em Sydney, para criar uma residência contemporânea única.
O projeto foi realizado para uma família de cinco pessoas que queria uma casa que celebrasse o clima de Sydney. Ambientes generosos fluem para áreas externas voltadas para o interior, enquanto um corredor externo elevado conecta os dormitórios das crianças, permitindo que elas construam sua independência enquanto desfrutam de espaços verdes privativos.
A permeabilidade solar sustenta o planejamento e a orientação enquanto o paisagismo traz a tona as nuances sazonais. O revestimento é um aceno para o icônico material vernacular australiano, enquanto a forma é uma reinterpretação moderna das casas típicas da área.
Conceitualmente, a privacidade e a beleza de um desfiladeiro natural, no qual a água corta a rocha para formar espaços isolados, foram reproduzidas com paredes de grandes dimensões para gerar o volume final.
A forma simples foi extrudada longitudinalmente ao longo do local e cortada no meio para formar um eixo central. Espaços delgados foram criados em torno dessa via central. A água surge como um elemento que corre paralelamente às passarelas para ligar os espaços.
A casa tem como objetivo elevar as atividades cotidianas. Os usuários são encorajados a fazer uma pausa e apreciar a vista através de uma grande janela perto da escada em espiral e em degraus generosos que se encontram com as paredes próximas, formando um lugar para se sentar. Todos os ambientes possuem uma vista para o exterior. O uso de níveis dentro da casa cria espaços distintos e ao mesmo tempo semelhantes.