- Área: 370 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Adrian Llaguno / Documentacion Arquitectonica
-
Fabricantes: Che Alum, Ramon Juarez, Rocacero
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Veracruz, México, a residência unifamiliar "Casa da Árvore" foi concebida ao redor de uma grande ceiba de 9 metros de altura e um tronco de 1,5 metros de diâmetro.
Devido à frequência dos chamados "Nortes", fortes ventos de até 120 km/h, que existem na região costeira de Veracruz, a árvore teve um crescimento para a direção sul do lote, o que permitiu dispor a residência na parte norte do mesmo.
A casa, dividida em dois blocos nos quais se encontram as áreas habitáveis, e um terceiro bloco central com as áreas de circulação, está disposta de forma que a árvore vai sendo revelada à medida que se percorre os diversos espaços da casa, aproveitando as vistas parciais da mesma a partir do interior e mostrando-a por completo apenas no momento em que se sai ao jardim ou a alguma das varandas.
O projeto conta com dois murais realizados pelo reconhecido artista mexicano Carlos Alanís, mais conhecido como SEGO; um deles sobre uma lagoa artificial no pátio interno da sala, e outro sobre uma parede de concreto aparente localizada no sótão da residência.
O programa é dividido por grandes espaços públicos no térreo, onde os residentes passam a maior parte do dia convivendo entre si e recebendo a constante visita de familiares e amigos; e espaços privados menores no pavimento superior, áreas de menor uso, mas acolhedoras e tranquilas para realizar atividades pessoais diárias.
Seu desenho hermético em relação à rua responde à necessidade de proteger a casa de água e areia que são arrastadas pelas fortes rajadas de vento do norte. A falta de aberturas na fachada foi compensada com pátios internos em várias áreas da residência e grandes janelas com vistas para o jardim e protegidas da incidência dos raios solares pela grande copa da árvore.