Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa, localizada em um bairro residencial em Jacarta, na Indonésia, ocupa um terreno de 337,5 m². Em contraste com as casas de seu entorno, as quais são, em sua maioria, adaptadas ao estilo mediterrâneo, este projeto é uma experiência dos arquitetos Don Pieto e Henny Suwardi do DP+HS Architects buscando representar as gerações mais jovens, seus gostos e sua proximidade com essa atmosfera moderna e tropical.
As premissas foram simples, uma casa para um casal jovem que recebe os parentes e futuramente pretende ter filhos. A casa portanto precisaria de um dormitório master e outros dormitórios para hóspedes e para seus futuros filhos. Os clientes também não gostaram da ideia de espaços fechados, e apontaram sua vontade de ter fluidez entre o espaço interno e o espaço externo, de forma que os dois se complementassem.
A ideia principal portanto era criar espaços onde eles pudessem desfrutar do ambiente natural, e ao mesmo tempo, ter a possibilidade de aproveitar também as amenidades contemporâneas.
O partido do projeto envolveu a divisão do programa da casa em três níveis. O primeiro incluí a garagem e os espaços de serviços, no segundo os espaços de vivência, sendo mais expostos, mais abertos. O terceiro nível incluí um dormitório master e um quarto para criança, além de uma sala de estar menor e mais íntima.
Nossa ideia aqui era recriar as sensações do ambiente natural, traduzindo essa dinâmica da natureza em conceitos mais palpáveis: queríamos sentir o cheiro das plantas, queríamos ouvir os sons da água, queríamos deixar as pessoas pisar sobre as pedras frias e as madeiras quentes. Necessitávamos sentir a brisa, queríamos desfrutar das sombras durante dias ensolarados, queríamos despertar sentidos. Tentamos recriar sensações e memórias envolvendo pessoas importantes debaixo das árvores, na natureza. Ao mesmo tempo e não menos importante, não podíamos esquecer das dinâmicas que um jovem casal tem em sua rotina contemporânea.
Projetamos, portanto, uma sala de estar desobstruída e integrada a um pátio aberto, o qual funciona como a conexão visual e verbal entre os pavimentos e suas atividades. O pátio é coberto por vidro laminado, protegido da insolação direta e serve como entrada de luz para a parte interna da casa, além de promover um padrão de sombreamento durante o dia que ambienta o espaço. A pequena lagoa que cerca a área de estar do pátio, somada ao vazio, forma um sistema de ventilação cruzada que ajuda a baixar a temperatura da casa durante o dia.
A paleta de cores e materiais deste projeto é bastante contemporânea, usando cores naturais combinadas com elementos pretos nas fachadas, enquanto que o interior parte de um princípio mais monocromático, o que ajuda a enfatizar as cores e texturas das plantas.