- Área: 35 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Cristiano Bauce
-
Fabricantes: Cosentino, Hunter Douglas, FIBRAPLAC, Florense, Roca, SULINA ILUMINAÇÃO, Santa Luzia, Sherwin-Williams, Tramontina, VETROSUL
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Atelier Culinário surge com o clássico conceito de ateliê: um espaço para criar e produzir a arte, sendo esta a arte de cozinhar. Projetado para ser um espaço dos amantes da culinária que tem como hobby o prazer de cozinhar e despertar sentimentos em todos que se sentam junto à sua bancada. Como um estúdio de experiências gastronômicas e sensoriais o espaço possui o conceito da cozinha livre que reúne os amantes da boa comida, girando em trono de uma grande bancada versátil e funcional com um ar de leveza no espaço.
Com cores mais sóbrias e uma atmosfera intimista, a predominante presença da vegetação se destaca e dá vida ao espaço, que conta com o caráter de armazém como as antigas cozinhas de décadas passadas. Contrapondo a isso temos um espaço jovem e contemporâneo que desperta o lado criativo permitindo que o público se abra para novas experiências. O Atelier Culinário retrata bem um espaço feito para ser um local de experiências, tendo um estilo industrial e caráter de estúdio de ateliê predominante, como uma releitura de antigos armazéns.
Super em alta hoje, o caráter industrial permite que as estruturas aparentes sejam as principais guias do projeto, mas a marcante presença da madeira quebra o ar frio do ambiente e o transforma em um local acolhedor e aconchegante. O estilo criativo e personalizado são marcas registradas do nosso escritório, sempre buscamos mostrar a versatilidade de materiais com diferentes formas de aplicação, como a malha de ferro na parede como um mural de receitas, por exemplo. O principal destaque se dá para a bancada F-53 logo na entrada do atelier culinário: uma reinterpretação de mesa com conceito que resgata o prazer de cozinhar sendo o centro de convivência do espaço.
O principal destaque se dá para a bancada F-53 logo na entrada do atelier culinário: uma reinterpretação de mesa com conceito que resgata o prazer de cozinhar sendo o centro de convivência do espaço. O design é da @La Agencia (UY) e foi trazido pela Florense em comemoração aos seus 53 anos de existência, tendo seu lançamento oficial em CASACOR. Possui pés estilo cavalete com uma bancada inteira em Dekton Kelya, com espaço para horta integrada e em sua base ripas em lâmina de madeira carvalho natural. Além da bancada bem ao centro outro destaque vai para o armário do fundo do espaço, também da La Agencia (UY), como uma reinterpretação de um antigo armazém. É um grande volume de madeira natural carvalho, servindo como despensa e local para os fornos, permitindo uma flexibilização do espaço e sua funcionalidade.
Como uma solução sustentável, a malha de ferro de vergalhão na parede serve como um mural personalizado no espaço e é reaproveitada da fase de obra, evitando seu descarte e desperdício de material. A parede com jardim vertical é feita com bolsas de tecido reciclado a partir de garrafas PET, sendo estas 70% de sua composição e fazendo com que a vegetação tenha mais espaço para crescer com a retenção de umidade e nutrientes necessários para seu fortalecimento. Outro elemento considerado sustentável é a presença de uma horta na bancada que serve como matéria-prima para o preparo dos pratos da chef no espaço do atelier, utilizando temperos orgânicos do plantio direto.