-
Arquitetos: LIJO.RENY.architects; LIJO.RENY.architects
- Ano: 2017
-
Fotografias:Praveen Mohandas, Suneesh Suresh
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto parecia um sonho encomendado para arquitetos, porém, depois de uma aproximação maior ao terreno e às necessidades dos clientes, ficou claro que havia uma certa complexidade que não podia ser subestimada. O terreno grande, com aproximadamente 1 hectare com uma vasta variedade de árvores, pequenas e grandes, deveria ser dividido entre o cliente e seu irmão, que já havia construído uma casa em uma parte do terreno sem nenhuma barreira física ao seu redor. Foi determinado um caminho dos fundos do terreno até a frente, facilitando o acesso da parcela dos fundos à rua, e cortando o terreno em dois. Soma-se a isso a parte sul do terreno que faz limite com uma área reservada para futuras atividades comerciais, o que reduz a área edificável a um terreno linear.
Os clientes, assim como muitos outros, estavam preocupados com a segurança e sua privacidade, e almejavam por um forte senso de exclusividade e propriedade, mesmo sem nenhum tipo de muro ou cerca entre a casa, o caminho de pedestres e a casa do irmão. Além disso, eles também desejavam uma relação próxima entre espaços internos e externos, com o máximo de elementos da natureza possível.
O resultado foi a Casa Regimentada (Regimented House). Sua é forma simples, porém natural, e é complementada por um jardim extenso e um quintal demarcado por elementos paisagísticos que fazem o papel fronteiras, sutil porém eficiente. Além disso, o grid foi desenhado para acomodar elementos paisagísticos de vários tipos, assegurando uma combinação essencial coma a natureza e também desempenhando um importante papel de suavizar a presença da volumetria.
O projeto consiste em dois simples, porém robustos volumes apoiados um sobre o outro, separados por um pátio com pé direito duplo, que age como um elemento de amortecimento entre eles. Uma entrada trabalhada com paisagismo foi projetada para fazer uma transição entre o ambiente natural e a área construída. O térreo da primeira ala da casa concentra as funções formais de uma casa, enquanto que a segunda ala recebe os dormitórios. Uma área de refeições no centro do pátio, e uma pequena passarela conecta as duas alas. A organização da casa foi definida de forma que cada quarto desfrute de ventilação natural, mantendo a temperatura interna estável durante quase todo o ano.
As aberturas seguem a malha e marcam a casca do edifício. Foram estrategicamente revestidas com aço corten perfurado e alguns perfis cilíndricos que facilitam tanto a privacidade dos moradores quanto a ventilação do ambiente. De noite, com a casa acesa, ela parece uma lanterna que brilha dentre as árvores. Internamente, todos os quartos foram organizados envolta do pátio central e apresentam grandes portas de correr que asseguram a integração desses espaços quando desejado. Essa possibilidade de interagir com árvores grandes dentro de casa, que podem crescer e chegar até a cobertura, gera a sensação de proximidade com a natureza.
A paleta de materiais e de decoração da casa foi refinada a partir dos conceitos mais minimalistas e simples possíveis.
Alguns detalhes criam um aconchego e lembranças marcantes. As crianças veem a casa como um grande parquinho, o que as permite ter novas experiências todos os dias, enquanto que os pais se apropriaram desses espaços, aproveitando cada pequeno prazer que eles provém.