- Área: 100 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Giorgos Sfakianakis
-
Fabricantes: Arper, HAY, Halo, Isomat, Valone, Vitra
Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa residência de veraneio está localizada no ponto mais alto da Ilha de Santorini, na montanha "Prophet Ilias". A edificação está voltada para o sudoeste e tem vista para o Mar Egeu e para a paisagem vulcânica. Ela é composta por uma sala de estar, uma sala de jantar, uma cozinha, um dormitório principal e dois banheiros orientados para a vista.
A forma retangular alongada está ancorada na encosta. O material de escavação, retirado durante o período de construção, foi usado para moldar a fachada principal da casa e sua paisagem circundante. A residência está integrada ao lado do penhasco, possibilitando a menor impressão visual possível.
O objetivo do projeto era mesclar os espaços interiores e exteriores da casa. A longa porta de vidro deslizante de 10 metros de comprimento abre-se e conecta a zona interior de relaxamento com o pátio e a piscina. O espaço interior torna-se exterior, expandindo-se em uma piscina infinita, área de estar e um deck de madeira. Duas paredes principais independentes destacam as duas entradas da casa, através de duas escadas laterais.
Dentro da residência, divisórias feitas por tijolos, madeira e vidro separam os diferentes ambientes. Claraboias no telhado permitem a entrada de luz natural no espaço. Materiais naturais como carvalho, nogueira, mármores ásperos (cinza e bege) e aço preto conferem calidez, enquanto algumas peças coloridas de móveis criam um clima alegre. Pedra e concreto são os materiais que definem a forma exterior da casa. As plantas selvagens do Mediterrâneo, algumas delas em vasos cilíndricos feitos de aço preto, são esparsamente colocadas ao ar livre.