- Área: 75 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Luciano Spinelli
-
Fabricantes: Arbonia Solutions, Arch-Skin, Fineobjects, Finex Inc, Flos, Fun house store, Grohe, Normann Copenhagen, ZUIVER
Descrição enviada pela equipe de projeto. A organização deste apartamento é bem comum em Moscou, há variações de planta, mas o conceito é o mesmo: o projeto é dividido em duas alas, no centro há um corredor que organiza os ambientes em lados opostos.
Essa organização tem muitos pontos positivos e algumas desvantagens. É sempre difícil fazer alterações, uma vez que a maioria das paredes são estruturais. Aqui nós quase não mudamos nada, desde a organização funcional até as divisões e repartições. De um lado do apartamento, nós colocamos uma cozinha integrada com a copa, combinado ainda com a sala de estar. Do outro lado fica um dormitório isolado. O acesso para o banheiro e para o closet acontece pelo corredor.
A ideia central da decoração partiu de materiais naturais e texturas rústicas. As portas metálicas e com vidro dividem a sala de estar da cozinha, trazendo transparência. A luz passa livremente pelo vidro, não havendo sensação de clausura, enquanto que as molduras escuras adicionam um detalhe mais gráfico ao interior.
A ideia aqui era deixar as paredes e o teto em concreto, funcionando como um pano de fundo rústico para o mobiliário em madeira com traços simples, que se destacam a partir deste contraste. Para uma maior expressividade, os armários, a mesa e a cama têm uma uniformidade material, de forma que o espaço interior é visto como uma unidade.
Sobre a cozinha há uma chaminé disfarçada, que ajuda o ambiente interno a parecer minimalista. Com uma paleta restrita, igual à do dormitório, também responde ao conceito geral. As linhas pretas das luminárias enfatizam a forma e o layout do espaço, mostrando a direção dos movimentos internos.