-
Arquitetos: BLOCO Arquitetos
- Área: 950 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Haruo Mikami
-
Fabricantes: Alcoa, Indusparquet, Marmoraria Alvorada, Orona Pecres, Portobello, Sonotto, Tallentus
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa das Praças foi implantada na parte mais alta de um terreno com aproximadamente 4800 metros quadrados, com pouca declividade e sem nenhuma vegetação nativa pré-existente. As principais aberturas do projeto são voltadas para o norte, onde é possível ver parte do Plano Piloto de Brasília. A orientação solar dessas aberturas demandou pequenos avanços na cobertura afim de diminuir a incidência direta do sol nas esquadrias durante o solstício de inverno e eliminar a incidência durante o verão.
O projeto foi desenvolvido sobre uma malha ortogonal com eixos de 3,65x3,65 dispostos ortogonalmente ao Norte. Distribuiu-se todo o programa de necessidades em dois pavimentos e em quatro setores distintos: íntimo, social, serviço e lazer.
Apesar da clara separação funcional entre os quatro setores, a composição volumétrica não faz distinção de funções. A intenção foi dispersar o volume resultante da grande área de construção seguindo critérios de vistas para o exterior e melhor orientação solar.
A estratégia possibilitou o aumento da superfície de conexão do interior com a área externa através de espaços ajardinados entre os cômodos: as “praças”.
O paisagismo da arquiteta paisagista Mariana Siqueira utiliza espécies do cerrado em um programa pioneiro de plantio de forrações nativas. A grande área verde da cobertura é acessível através dos quartos.