- Área: 277 277,78m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Casey Dunn, Nick Simonite
-
Fabricantes: Hansgrohe, Durvavit, Emtek, Kohler, Kolbe
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência South 5th Street situa-se despreocupadamente entre uma variedade de bangalôs ecléticos presentes nas ruas do bairro de Bouldin, em Austin. Aqui, um raro Carvalho Durand e um talude inesperadamente íngreme criaram uma situação privilegiada para uma casa que procura enfatizar as vistas e uma sequência espacial dinâmica. Ao mesmo tempo, a casa é um pano de fundo abstrato para a luz que entra ao acaso e para as diversas circunstâncias da vida cotidiana. O visitante chega num pátio sob o majestoso carvalho e um delgado muro de gabião na rua, de 10 centímetros, vegetações e uma tela perfurada de aço corten ao sul proporcionam níveis variados de privacidade e animação para o conjunto.
Do pátio, a casa desdobra-se facilmente em várias direções. Uma sala de estar transparente paira sobre o talude e dali é possível desfrutar de uma ampla vista panorâmica. No interior, vistas dramáticas sobre o vale, criado por afluentes do Lago Austin, são onipresentes e a casa se encontra viva, cheia de atividades. As texturas viscerais do concreto, do aço e do estuque rústico são apresentadas em contraste com a marcenaria finamente detalhada e as paredes com janelas feitas sob encomenda, emolduradas com madeira branca e aço.
Grandes extensões de vidro transparente são combinadas com aberturas operáveis para potencializar a ventilação por toda a casa. Uma segunda sala de estar no andar de baixo define um enclave íntimo que vislumbra a copa das árvores e dá acesso à paisagem abaixo. No andar de cima, acima das árvores, a suíte principal recebe bastante luz natural e tira proveito das vistas do vale. Por fim, a casa também se volta para a rua, em balanço sobre o estacionamento e abraçando este dinâmico bairro.
No coração da cidade e em um lote de 15 metros de largura, a residência South 5th Street é delineada como um volume de 3 andares que habilmente tira proveito das regulamentações de zoneamento da cidade de Austin e da zona crítica das raízes de carvalho, uma vez que a sala de estar aberta é suspensa por 2 pilares que contornam as raízes das árvores.
Projetada para abraçar um estilo de vida que acontece facilmente interna e externamente, com momentos íntimos e sociais, esta casa muito eficiente tira o máximo proveito das vantagens de se viver em um enclave privado num contexto denso de casas modestas, lojas singulares e restaurantes chiques.