- Área: 290 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Felipe Cantillana
-
Fabricantes: B&P, Danzke, MK, Santa blanca
Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente adquiriu dois lotes num condomínio voltado para o mar, sua intenção era construir duas casas. A primeira para uso pessoal e a segunda como casa de hóspedes/aluguel para temporada. O foco do projeto consiste em que ambos volumes compartilhem um mesmo estilo arquitetônico de forma a gerar uma continuidade construtiva dentro dos terrenos.
Outro ponto importante era buscar uma forma em que ambas as casas estivessem situadas sobre o terreno sem interromper as vistas. O trabalho de implantação foi desenvolvido de maneira a gerar áreas privadas e semi-privadas entre os volumes e o contexto do condomínio.
A residência principal está localizada na parte mais alta do terreno enquanto a segunda moradia está assentada sobre uma base de concreto destinada ao estacionamento, o que permite chegar ao mesmo nível do solo da outra moradia, gerando assim um primeiro nível público de trânsito entre ambas casas.
A maneira em que as residências foram distribuídas sobre o terreno permitiu que fosse possível contar com espaços de uso exclusivo e privativo, complementados por grandes espaços compartilhados de uso geral nas áreas mais baixas do terreno.
O desenho de ambos volumes é trabalhado respeitando uma mesma altura de construção.
A estrutura do piso é desenvolvida sobre o corte da madeira em módulos de 3 a 4 metros a fim de otimizar os recursos, os vãos maiores, reforços do segundo pavimento e os forros são estruturados por meio de elementos metálicos. Existem eixos coincidentes entre ambos volumes que permitem gerar canais de vistas entre as edificações e que possibilitam uma continuidade volumétrica.
As residências são unidas por meio de materiais e texturas, considerando detalhes similares em ambas construções. São privilegiadas as estruturas aparentes em conjunto com materiais como a madeira, o metal e o concreto. Os acabamentos são feitos de forma bruta, buscando não esconder a nobreza dos materiais deixando que seus elementos sejam mostrados.