Descrição enviada pela equipe de projeto. A EeStairs, fabricante internacional de escadas, acaba de inaugurar a sua nova sede na cidade de Barneveld, na Holanda. Contando com mais de 4800 metros quadrados distribuídos em três pavimentos, o edifício recebeu a certificação BREEAM "excelente", tornando-se uma das fábricas mais sustentáveis do país.
A empresa solicitou aos arquitetos do Bronsvoort Blaak Architecten o projeto de um edifício que abrigasse tanto o chão de fábrica quanto os escritórios da EeStairs, e uma arquitetura que fosse ao mesmo tempo "contemporânea e agradável". Outra solicitação importante era que o edifício pudesse expressar através de sua arquitetura tudo aquilo que é capaz de criar e produzir.
“Para nós, o caráter do edifício é uma combinação de elegância e funcionalismo. Queríamos transformar os locais de produção em um espaço que permitisse uma nova experiência aos funcionários e visitantes. A EeStairs é uma empresa extremamente criativa, destacando-se das concorrentes - e a sua nova sede deveria ser um reflexo disso”, explica Anton Bronsvoort, arquiteto da Bronsvoort Blaak.
“A enorme cobertura do edifício é uma das suas características mais marcantes, funcionando como uma espécie de guarda-chuva, considerando o alto índice pluviométrico dos Países Baixos. Este espaço protegido cria uma espécie de narrativa, onde todos os funcionários e visitantes são abrigado sobre o mesmo teto, e é através dos seus clientes que a empresa alcança a sua excelência. Receber bem os seus clientes é fundamental para o sucesso da EeStairs, por isso a transparência foi utilizada para fazer com que os hóspedes se sintam em casa, e possam explorar livremente os diferentes espaços da empresa".
Os visitantes do edifício são recebidos sobre a cobertura em frente a uma escada helicoidal cenográfica junto à entrada principal do edifício. O hall de acesso é um espaço amplo e aberto com uma cobertura curva que acolhe o balcão de recepção. A partir deste espaço, os visitantes podem desfrutar de amplas vistas sobre o parque onde o edifício está construído.
O espaço de produção foi organizado em três departamentos principais: a serralheira, a marcenaria e o acabamento. Todos os três departamentos podem ser integrados através de portas suspensas, permitindo o transporte dos produtos segundo uma ordem lógica à medida que a produção avança.
A obtenção da certificação BREEAM "excelente" (um dos mais respeitados métodos de certificação de edifícios sustentáveis do mundo) foi uma prioridade para a EeStairs dede o início do projeto. Para isso os arquitetos projetaram o edifício com um sistema de isolamento de alto desempenho na forma de painéis sandwich que consistem em duas folhas de revestimento e um núcleo de lã de rocha, o qual recebeu a melhor avaliação de desempenho térmico dos produtos atualmente disponíveis no mercado. Além disso, o edifício abre mão de qualquer sistema à gás, adotando abundantemente a energia solar para sua operação.
Um sistema inteligente permite o monitoramento completo do consumo de energia do edifício - com a capacidade de desativar a iluminação automaticamente em espaços que não estão sendo utilizados, enquanto os sistemas de aquecimento e arrefecimento de ar proporcionam as melhores condições de conforto para os espaços de trabalho.
O diretor criativo da EeStairs, Cornelis van Vlastuin comenta: “Estamos incrivelmente orgulhosos com o projeto de nossa nova sede - era muito importante para todos nós que o novo edifício, reunindo os escritórios e a fábrica, fosse um local onde as pessoas estação contentes em trabalhar, e acredito que conseguimos isso".
“O edifício expressa o quanto valorizamos aquilo que fazemos, como estamos sempre levando o design ao limite e como estamos absolutamente comprometidos em oferecer os mais altos padrões em nossos produtos”.