-
Arquitetos: Cupertino Arquitetura
- Área: 300 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Maíra Acayaba
-
Fabricantes: Filgueiras, Metaltec, Tresuno
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa esta localizada em um bairro antigo cujas as construções têm mais de 40 anos.
As condições particulares do lote e a legislação induziram a uma implantação atípica com a casa voltada paro os fundos do lote e bem abaixo das cotas de seus vizinhos.
O terreno está a 50 metros de uma importante avenida de São Paulo mas em uma cota mais elevada e no lado oposto existe uma farta vegetação. Isto faz com que apesar da situação central e urbana do lote pareça estar inserido em uma área verde.
Com isto a organização do programa se inverteu com os quartos no nível da rua e as áreas sociais em um nível abaixo. O programa do térreo coloca a cozinha e a sala de jantar, ao invés da sala de estar, em contato com o jardim. A vida social dos proprietários frequentemente se desenvolve em torno da comida e, portanto, este arranjo permite a participação de todos no mesmo espaço.
A legislação atual, ao contrario das casas vizinhas que foram executadas a 40 anos, exige que o limite de altura da construção acompanhe o desnível do terreno. A nova construção, portanto, fica muito abaixo dos vizinhos e especial cuidado foi tomado para que a luz solar chegasse ao nível inferior. Para isto desenvolvemos o programa dos quartos em dois volumes separados por um vazio com total transparência para que a luz penetrasse a casa.
A ideia inicial era desenvolver os fechamentos em placas metálicas com desenhos recortados a laser em uma plotter criando uma área de sombreamento para uma superfície de fechamento de vidro. Porém os primeiros testes mostraram as dificuldades dos fornecedores em atender e decidi desenvolver o mesmo conceito com uma técnica tradicional.
Criamos um um desenho regular em tijolo de barro comum, quase uma textura, e fomos dentro desta matriz criando fechamentos opacos ou transparentes conforme o programa interno sugeria a necessidade. Isto permitiu que conciliássemos a entrada de luz e visuais sem perda de privacidade.