- Área: 900 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Maira Acayaba
-
Fabricantes: Cosentino, Atelier Leopardi Esperante, Decameron, Dpot, Egg, Etel, Lumini, Securit
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este triplex nunca habitado abrange 900 m² e está localizado próximo ao Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Seus ambientes originais eram fragmentados e sombrios. O projeto, assinado pelas arquitetas da Casa 14 Arquitetura, Mariana Andersen e Mariana Guardani, teve como objetivo integrar todos os pavimentos e ressaltar o caráter dos materiais.
As generosas aberturas nas paredes oferecem uma conexão visual entre diferentes ambientes em cada um dos três níveis do apartamento. O projeto também enfatiza a relação entre o entorno, jardins e circulações. A escada - uma placa de aço dobrada forrada com madeira na parte inferior e pedra branca na superior - surge como um elemento escultural que interliga os três decks. A estrutura vertical se destaca.
Cada andar foi projetado para um uso específico. Nesta ordem: viver, trabalhar e descansar. No primeiro nível estão os quartos, cozinha e área de serviço. O segundo foi projetado para receber uma biblioteca com cinco mil títulos integrada a um jardim onde o morador trabalha, lê e escreve. O último nível traz a área de lazer, com um estúdio de música, banheira de hidromassagem, sauna e churrasqueira, permeado por um jardim vertical em toda sua extensão.
O mobiliário lança luz sobre o design brasileiro. As peças de arte, tapetes, entre outros, estabelecem um contraponto à ausência de ornamentos e às linhas retas da residência.
Os principais materiais - madeira, vidro, pedra e vegetação - permitem um diálogo com o meio ambiente e produzem uma atmosfera luminosa e inspiradora para o residente, que trabalha como escritor em casa.