Um projeto em andamento do escritório de arquitetura tailandês Integrated Field (IF) trará as virtudes da agricultura orgânica de ciclo fechado para o público. O chamado Plano Diretor de Agricultura Orgânica de Cuchi envolve a reutilização de uma plantação de seringueiras desativada em Cuchi, no Vietnã, como uma “fazenda de produção de alimentos orgânicos” com “ração animal, gado, frutas e vegetação na operação de ciclo fechado”.
O coração do projeto, no entanto, não é a subsistência, mas a educação; segundo os arquitetos, os primeiros 50 hectares do empreendimento serão um “destino de agro-turismo”, oferecendo aos visitantes refeições do campo à mesa e programação agrícola. O esquema envolve vários “nós” que destacam elementos do processo de criação, incluindo o gado e a preparação de alimentos. O cliente oferecerá aulas organizadas em torno desses nós em tópicos como produção de fertilizantes orgânicos e colheita.
O masterplan antecipa acomodar os visitantes no que está sendo chamado de "farm-stay". O foco do projeto no ecoturismo internacional ecoa uma série de projetos nas obras de várias empresas. O projeto "Biodomes" da Baharash Architecture nos Emirados Árabes Unidos e o resort de Vincent Callebaut Architecture nas Filipinas oferecem respostas de alto nível e centradas em viagens para questões de sustentabilidade ambiental.
Notícias via: Integrated Field