Recentemente, muito foco tem sido dado na participação da comunidade na arquitetura. Mas o que é preciso para que isso aconteça de fato?
A fim de promover um ambiente comunitário, um projeto deve engajar um público grande e variável, além de oferecer algo único. Este novo desenho da AIX Arkitekter pretende criar um novo centro multicultural chamado "The" Meeting Point" em Täby, na Suécia. O centro combina atividades esportivas e culturais únicas, no coração de uma infraestrutura ecológica existente, para promover oportunidades e envolvimento da comunidade.
O centro "Meeting Point" utiliza tanto atividades internas quanto externas. Essa dinâmica também se traduz em toda a linguagem do edifício através de elementos de transparência e paisagismo. Os volumes em interseção fazem com que vários espaços de atividade se sobreponham, promovendo interações entre as pessoas e o programa.
O bom projeto comunitário faz um investimento claro em não apenas uma bela contribuição para o ambiente construído ao redor, mas também um impacto significativo e duradouro sobre os membros da comunidade de todas as idades. Este novo centro tem um equilíbrio de programas específicos para adultos, como espaços para co-work e ginástica, espaços específicos para crianças, como áreas de recreação e natação, e também espaços não específicos, como uma biblioteca e áreas de recreação.
Em última análise, a reivindicação do projeto público está enraizada na ideia de um público mais engajado. Uma boa arquitetura pública maximiza as relações programáticas e espaciais para criar algo belo e envolvente que imediatamente devolva algo a uma comunidade.
Arquitetos
Localização
Täby, SuéciaArquiteto Responsável
Mikael UpplingEquipe de Projeto
Yvan Ikhlet, Federico Sforzi, Ry Morrisson, Helena Ekelund, Linnea Zickerman, Ricardo OrtizPaisagismo
LandskapslagetÁrea
17730.0 m2Ano do projeto
2018Fotografias
AIX Arkitekter
Notícia via: AIX Arkitekter