- Área: 45 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Ramitha Watareka
-
Fabricantes: Saint-Gobain, VADO, Vitra
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este apartamento, agora refinado e elegante, esconde um passado desmantelado. Localizado em uma área habitacional perto do Lago Beira, na capital comercial do Sri Lanka, Colombo, o apartamento original foi encontrado em péssimo estado com esgotos escorrendo, problemas com infiltrações, portas quebradas e paredes enegrecidas. A reforma deste apartamento além de necessária, é também significativa para seu entorno, uma área deteriorada da cidade.
A antiga organização dificultava a entrada de luz e a ventilação natural no apartamento de 10 x 40 metros, ao mesmo tempo que o sanitário estava esmagado no meio da planta e um quarto foi construído clandestinamente no pequeno espaço restante. A área de estar se abria para o corredor principal, o que prejudicava a privacidade e a segurança do apartamento. A suíte parecia estar comprimida, prejudicando a habitabilidade do lugar.
A renovação do apartamento transformou o antigo espaço em um estúdio com áreas para dormir, cozinhar e fazer refeições. A dinâmica de níveis diferencia cada espaço, fazendo da área de dormir a menos volumosa, o que dá uma sensação de segurança e conforto. O amplo espaço foi modificado, criando um pátio protagonizado por uma árvore Dan (Syzygium caryophyllatum) para trazer mais luz para dentro do apartamento. Durante as noites, em encontros com amigos e pequenas festas, o pátio se torna a sala de estar do apartamento.
Ao perceber os espaços antigos com clareza, as restrições impostas pelos dutos existentes e pelas linhas de esgoto das plantas originais não são evidentes. Os espaços simples foram alcançados com planejamento de funções e construção. O elemento de ferro no chão do banheiro, parece um detalhe sofisticado, mas é, na verdade, uma forma de disfarçar um elemento sanitário.
A reforma deste apartamento também envolvia canos vazando, e a substituição de antigas linhas de drenagem e pavimentação do principal caminho que leva ao apartamento, beneficiando toda a vizinhança.
Áreas deterioradas em cidades como Colombo são marcadas para sofrerem gentrificação. O que não se percebe, na maior parte das vezes, é que os guetos têm também características próprias como o espaço estrangulado que levam as casas a ter personalidade e identidade. Uma antiga porta aqui, uma janela nova ali, uma varanda projetada sobre a sua cabeça, escadas, plantas e arbustos, resultam em uma estética diversificada.
Este projeto se apoia sobre essa estética, procurando múltiplas fachadas, cortes interessantes e se somam na morfologia com suas características únicas. Ao atingir o impossível, a renovação inspirou vizinhos a desenvolverem suas próprias casas.