- Área: 3100 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Beer Singnoi, Jagkree Phetphosree
-
Fabricantes: COTTO, Home Builders Production, L&E, SCG, TOA
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Z9 Resort, recentemente anunciado como o vencedor do prêmio IDA de “hospitalidade” de 2018 pela BCI Asia, é uma espécie de resort flutuante localizado em Srinakarin Dam, na Tailândia. Os arquitetos exploraram uma enorme variedade de materiais naturais em uma estrutura concebida para adaptar-se à natureza, minimizando ao máximo o impacto ambiental no terreno. O resort oferece diferentes estruturas de acomodação em terra e também uma série de unidades flutuantes exclusivas. Os edifícios foram concebidos de modo a usufruir de ventilação natural plena, suas formas e cores estão intimamente conectadas com o ambiente natural no qual estão inseridos proporcionando amplas vistas para a montanha e para o lago. A proporção também procura responder a sua maneira às características específicas do local. Suas linhas orgânicas, obviamente, fazem menção ao contexto natural das margens do lago, e o lobby foi projetado de acordo com a posição da lua e do sol, o que significa que os hóspedes poderão desfrutar de paisagens deslumbrantes e assistir calmamente o nascer e o pôr do sol e da lua.
Os proprietários do Z9 acreditam que uma das melhores maneiras de desfrutar à vida é relaxando nesta espécie de estrutura flutuante. Para proporcionar uma experiência ainda mais próxima à natureza, o projeto foi desenvolvido segundo diversos conceitos de sustentabilidade. Pensando nisso, os arquitetos optaram por utilizar o conceito “3R” durante a elaboração do projeto, procurando incorporar a "redução, reutilização e reciclagem" de diferentes maneiras.
Reutilizar. O conceito de reutilização foi aplicado ao uso da madeira existente na antiga estrutura do resort. As peças de madeira sem função estrutural foram utilizadas como elementos decorativos do resort. As placas de OSB, aplicadas nas estruturas da cobertura e do forro, complementam o primeiros dos três conceitos.
Reduzir. Uma das maneiras mais sustentáveis de construir qualquer edifício em meio à natureza é procurando criar o menor impacto ambiental possível. Considerando isso, pouquíssimo ajustes foram feitos no terreno. Estruturas leves, como o aço, foram utilizadas para levar a redução ao extremo. A estrutura de aço proporciona uma série de benefícios, vãos maiores por exemplo, diminuindo os pontos de apoio no solo e a possibilidade de adequação às fundações existes, menor tempo de construção e menos resíduos em comparação com as estruturas tradicionais de concreto.
Reciclar. Como algumas das peças de madeira existentes possuíam grandes dimensões, elas foram ajustadas e aplicadas nos projetos de mobiliário. Além disso, um sistema de tratamento d'água em circuito fechado foi utilizado para filtrar a água antes de devolvê-la para o lago completamente limpa. Por outro lado, hospedar-se neste resort significa poder usufruir livremente da água sem se preocupar em causar qualquer tipo de impacto negativo.
Essencialmente, os visitantes tem toda a privacidade de um resort e a serenidade e estar em completa sintonia com a natureza de Kanchanaburi, um dos lugares mais incríveis da Tailândia.