- Área: 427 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Gonzalo Viramonte
-
Fabricantes: Aberturas Carlu, Casa Armando, Kromacolor, Marmoleria Alvarez, San Pietro Laminas, Sanitarios del Norte, Webber
Descrição enviada pela equipe de projeto. Sobre dois lotes, que conformam 1400 m2, com 40m de fachada frontal e uma visão para o campo de golfe, foi implantada uma residência para uma família composta por um casal e dois filhos. A mesma encontra-se em um bairro fechado, no qual as possibilidades projetuais são restritas sobretudo nos sentidos morfológicos e estéticos, enfatizando a presença das coberturas e suas inclinações. Desde essa premissa restritiva, ensaiou-se sobre o arquétipo da "casa" e suas variantes.
O pedido inicial de um volume tradicional com uma cobertura de quatro inclinações, foi substituído por uma volumetria composta por duas barras onde a cobertura e as paredes conformam uma só envolvente. O discurso compositivo da residência procura refletir sobre questões pré-estabelecidas tradicionalmente, tanto na leitura das partes como "piso, parede e teto", reduzindo a unidade envolvente; como também no tradicional posicionamento da churrasqueira, afastada da moradia, ou o espaço de estar-jantar-cozinha que costuma ser incorporado.
As funções programáticas são misturadas demostrando que outras disposições são possíveis e funcionais. Por último, a ideia de bloco único é substituída por uma aparente fragmentação da casa, favorecendo as relações com o exterior em todo seu desenvolvimento. Abrir a volumetria permitiu a criação de um pátio interno, que servisse para contemplação e, por sua vez, introduzisse ambientes de percurso na paisagem, sem sair necessariamente do interior da moradia. O usuário é recebido, ao entrar em um grande espaço único de estar, jantar, cozinha, com pés-direitos altos e inclinados que representam a volumetria exterior.
Um corredor de vidro que atravessa o pátio de acesso é a conexão com a área da churrasqueira, área de serviço e academia. Um feixe de luz recorta o espaço da escada que conduz ao setor mais privado da residência, o dormitório principal com vista ao campo de golfe e outros dois dormitórios em relação com a rua e o pátio interior. As duas barras remetem ao arquétipo da casa, resolvidos principalmente com uma só materialidade, o travertino, conferindo um caráter de robustez e simplicidade na forma de habitar.