- Área: 90 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Adrià Goula
-
Fabricantes: -, Flos, GIRA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um apartamento com pouca luz natural e com problemas de salubridade, os clientes nos pediram uma reforma integral para obter um espaço novo e mais luminoso. Ele está situado em um antigo edifício, construído em 1900, no bairro de Born em Barcelona.
Apesar de ser antigo, o apartamento que será reformado não conservava nenhum elemento da sua construção originária já que sofreu várias reformas onde, basicamente, foram sobrepostas camadas que ocultavam os elementos típicos de uma construção do início do século XX. Além disso, o excesso de divisórias interiores impedia que a luz natural iluminasse o conjunto dos ambientes.
O objetivo da nossa intervenção está baseado em dois critérios. Por um lado, descobrir, recuperar e ressaltar os elementos estruturais de alto valor histórico e construtivo. Por outro, gerar um espaço diáfano que permitiria melhorar as condições de iluminação e ventilação natural existentes.
Quanto as decisões construtivas, removemos todos as divisórias que não possuem função estrutural e o falso forro existente, decidindo assim:
- Reformar, pintar e deixar aparente o teto original formado a partir de vigas de madeira e abóbodas cerâmicas;
- Limpar toda a empena existente. Eliminamos o gesso e pintamos a parede, deixando aparente a estrutura para marcar sua textura.;
- Ressaltar e respeitar o lintel originário. Descobrimos dois lintéis de madeira que limpamos. Não pintamos, como todo o resto de elementos recuperados para remarcar sua singularidade;
- Mudar todo o pavimento. Como consequência do péssimo estado do pavimento existente, o extraímos e substituímos por um pavimento contínuo. Esse novo pavimento, neutro e de cor cinza, nos ajuda a diminuir o peso estrutural.
Quanto ao desenho do apartamento, ele é organizado a partir de um móvel longitudinal de madeira onde encontramos todos os armários e que nos ajudam a separar a área durante a noite e o dia. O programa de dia é articulado a partir de um novo espaço contínuo e diáfano, bem iluminado e com ventilação cruzada onde a área da cozinha e jantar conecta-se com a sala de estar a partir de um corredor existente que emoldura o lintel de madeira original e a parede de pedra de 1900 em que é sustentado.
Dessa forma, com algumas medidas simples de recuperação de elementos construtivos originais e o desenho de um móvel de madeira conseguimos satisfazer os dois objetivos que nos haviam sido apresentados e obter um espaço amplo e confortável para desfrutar da sua habitabilidade.