- Ano: 2018
-
Fotografias:Luke Hayes
-
Fabricantes: CIG Architecture, Daktronics, S.McConnell and Sons
Descrição enviada pela equipe de projeto. A JCDecaux convidou o Zaha Hadid Design para repensar a comunicação de seus outdoors - fornecendo um canal de comunicação exclusivo para a cidade de Londres, integrando design contemporâneo e mídias digitais.
A JCDecaux surgiu na França em 1964 e foi uma das principais empresas responsáveis por modernizar o conceito de mobiliário urbano, adaptando as pequenas infra-estruturas urbanas e transformando-as em veículos de comunicação e publicidade. Atualmente, a JCDecaux é uma empresa de prestação de serviços "gratuitos" que atende desde administrações municipais até empresas de transporte urbano. Permutando o serviço prestado para entidades públicas por publicidade paga por empresas particulares, a esfera de atuação da JCDecaux abrange desde abrigos apara ônibus, iluminação pública, mobiliário público em geral, banheiros, redes de acesso Wi-Fi, estações de recarga de dispositivos móveis e painéis interativos de navegação. Em 2003, a JCDecaux introduziu um dos primeiros sistemas públicos de aluguel de bicicletas - a Cyclocity - na cidade Viena. Bicicletas públicas, financiadas pela publicidade que elas transportam consigo, atualmente encontram-se disponíveis em mais de 700 cidades distribuídas em cerca de 50 países.
A JCDecaux está comprometida em adaptar-se para melhor atender as demandas da sociedade como um todo, integrando soluções de alta tecnologia e introduzindo serviços e produtos mais inteligentes e sustentáveis como painéis fotovoltaicos, coberturas verdes, carregadores USB e painéis digitais que fornecem informações úteis em tempo real para seus usuários.
Pensando nisso, Zaha Hadid Design criou "The Kensington", um painel digital inovador, construído com uma fita dupla de aço inoxidável que enquadra uma tela digital curva de alta tecnologia. Implantado na West Cromwell Road, este é o primeiro outdoor concebido pela empresa de Design fundada por Zaha Hadid em parceria com Patrik Schumacher.
“Seja visto como um gesto cívico ou como um veículo de comunicação, o projeto tira partido do dinamismo do fluxo dos pedestres e veículos que se cruzam neste importante nó viário de Londres. A estrutura de aço inoxidável se retorce à medida que emoldura a tela digital, criando uma silhueta dinâmica que se transforma a partir dos diferentes pontos de vista”, disse Melodie Leung, sócia responsável pelo projeto.
“Será fascinante ver como as empresas de comunicação usarão a sua criatividade para tirar partido deste painel digital escultural. Este projeto é fruto de uma colaboração única com a JCDecaux, aonde procuramos desenvolver novas possibilidades para as empresas de comunicação digital; re-imaginando as estruturas de publicidade e transformando-as em arte pública”, continuou Leung.
“O design está na alma e no DNA da JCDecaux. Nós estamos orgulhosos de poder trabalhar em parceria com a Zaha Hadid Design, criando uma estrutura de publicidade única e contemporânea para a cidade de Londres. Este projeto evidencia o interesse da JCDecaux em trabalhar junto com os principais designers do mundo, procurando transformar as paisagens urbanas de nossas cidades em benefício público e privado”, disse Spencer Berwin Co-Ceo da JCDecaux.
O painel de alta resolução, com 26 x 6 metros, fornecerá um espaço exclusivo para a publicidade de marcas e eventos, emolduradas pela enorme estrutura retorcida de aço.
Implantada junto à um novo jardim, a "The Kensington" possui também um sistema de iluminação integrada que aumenta a visibilidade para os pedestres no nível da rua.