- Área: 8500 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Hufton+Crow
-
Fabricantes: HAVER & BOECKER, Innovation Glass, Kilkenny Limestone, Sika, Techrete
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado ao longo da orla da cidade de Dundee, na parte norte da Escócia, este museu é uma filial do Victoria & Albert Museum, em Londres.
Além das exposições de obras de arte da coleção V&A, a arte contemporânea e design de produto escoceses também serão apresentados, tornando-se um novo centro cultural na Escócia.
O local fica de frente para o rio Tay e a arquitetura propõe uma nova maneira de alcançar harmonia com o entorno. A fachada tem uma variedade de sombras e ritmos criados por múltiplas camadas horizontais de concreto pré-moldado, como forma de expressar as belas falésias da Escócia através da arquitetura.
Um grande “buraco” horizontal foi fornecido no centro do edifício. Este “buraco” representa uma tentativa de conectar a Union Street, que atravessa o centro de Dundee com a bela paisagem natural do rio Tay. Esse recurso foi adotado para criar uma instalação cultural do século XXI que é parte integrante do ambiente e da comunidade, um desenho diferente dos museus de arte do século XX que, em geral, estavam isolados de seus contextos.
O foyer foi projetado como um grande espaço vazio revestido com madeira local de textura suave, com a intenção de ser usado como uma “sala de estar” capaz de revitalizar a comunidade ao proporcionar um local onde vários shows e performances serão realizados.