- Ano: 2018
-
Fotografias:Adria Goula
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta capela foi encomendada pelo Vaticano para forma parte do Pavilhão da Santa Sede para a Bienal de Arquitetura de Veneza 2018. O projeto foi curado e organizado pelo professor Francesco Dal Co, que se inspirou num grande terreno arborizado no lado sul da ilha de San Giorgio Maggiore, e uma visita à Capela do Bosque de Erik Gunnar Asplund em Estocolmo. O professor Dal Co convidou dez arquitetos de todo o mundo a desenhar capelas para este terreno único.
Nossa capela para San Giorgio Maggiore é uma estrutura simples. Seus parentes são galpões, edifícios montados de materiais prontamente disponíveis para uso.
É emoldurado por vigas de madeira e montantes, pintados de branco. Todas as superfícies externas são revestidas em policarbonato translúcido. O interior é revestido em compensado pintado de preto. O forro de compensado é dobrado a partir do ápice do volume, permitindo iluminação natural zenital.
A estrutura é uma forma precisa de origem anônima. É uma presença indeterminada na paisagem, criada por meios modestos. O alpendre coberto é um lugar para todos se reunirem, um local para observar os arredores. O banco interior propõe um lugar para se sentar, um espaço para olhar para dentro, sob a luz em meio à escuridão.