-
Arquitetos: 128 arquitectura y diseño urbano + kontrast; 128 arquitectura y diseño urbano + kontrast
- Área: 2800 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Alejandro Gutiérrez
-
Fabricantes: A3p, Cemex, Construlita, Helvex, Igreen, Mosaicos Venecianos de México®
Descrição enviada pela equipe de projeto. Acapulco é um dos primeiros portos (e estaleiros) do México na época do vice-reinado, desde onde partiram expedições navais a Filipinas, Baja Califórnia ou Peru. Com esse antecedente histórico e por sua proximidade com a Cidade do México, Acapulco converteu-se em um dos principais pontos turísticos mundiais durante a segunda metade do século XX.
Duas baías conformam a frente ao oceano Pacífico, a baía de Acapulco e a baía de Puerto Marqués, em memória ao Marquês del Valle, o conquistador Hernán Cortés.
O projeto está localizado na confluência entre ambas baías, o Cabo Punta Marqués.
A Punta Marqués reconhece duas frentes, por essa topografia a edificação remete à uma fortificação naval que é protegida do vento mantendo uma visão integral do encontro da baía e do oceano Pacífico. Um baluarte aberto.
A superfície de construção, com 2800 m2, é distribuída em três níveis, os quais abrigam atividades de Juice Bar, restaurante e "terraço-bar" agrupado com a varanda principal.
A edificação adapta-se às pedras monumentais da região, rotacionando desde o caminho de acesso até o terraço que arremata a piscina de borda infinita, além de respeitar os limites de ocupação ambiental.
Acapulco, como outros portos do Estado de Guerrero, enfrentaram um período difícil derivado da violência na região, entretanto, esse projeto pretende contrariar essa dificuldade. O espírito do projeto surge por meio de dois fatores principais, a revitalização de um terreno turístico e o respeito às diretrizes ambientais do lugar.