- Área: 1650 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Brett Boardman
-
Fabricantes: Austimber, Colorbond, Danpal, Gosford Quarries, Interspace, Tappeti
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Centro Infantil Blackfriars é uma creche localizada em Sidney e foi projetada por DJRD e Lacoste + Stevenson, arquitetos associados. O edifício celebra as representações belamente ingênuas da moradia por parte das crianças. Cada sala de jogos do Centro tem a forma de uma casa que poderia ser desenhada por uma criança; uma caixa com cobertura duas águas. Esse sentido de lar, tanto em escala como em materialidade, cria a sensação de um lugar familiar.
A forma geral é uma série de pequenas "casas" conectadas continuamente ao longo da rua, cada uma das quais varia levemente em inclinação e escala para criar uma animada paisagem urbana de coberturas inclinadas. O perfil das coberturas proporciona um destaque para o Centro ao longo da rua Blackfriars. Os materiais utilizados evocam calidez, acolhimento e transparência. A fachada exterior é uma combinação de vidro transparente e vidro com um painel de madeira vertical graficado e pintado com os extremos dos telhados de duas águas revestidos com uma lâmina translúcida que se ilumina desde o interior.
Lâminas de madeira coloridas protegem parcialmente a "rua interna" da calçada pública. Fotografias históricas de grande formato de eventos passados da Escola Blackfriars conectam o novo centro com o terreno. A imagem do edifício foi desenhada para responder e complementar o pátio formado pelos edifícios patrimoniais. O compromisso entre a nova e a antiga arquitetura é feito por meio de painéis com relevos e espelhos que recobrem as fachadas voltadas as edifícios patrimoniais. O efeito é um diálogo lúdico de reflexões entre o novo edifício e o patrimônio.
Uma vez dentro das habitações, elas estão conectadas por uma parede sensorial de madeira ondulada. A procissão através das salas de jogos é mais do que uma simples circulação; ela conecta os espaços internos de uma maneira que incorpora momentos maravilhosos para que as crianças aprendam e interajam de forma espontânea. As habitações interiores também estão revestidas com painéis verticais de madeira pintados de branco. As sala de jogos são servidas de paredes "engrossadas" para o armazenamento e espaços para leitura.
Os pisos de madeira, as paredes de madeira compensada e os móveis criam calidez dentro das habitações. O uso de tapetes e estofamento em tecido em todo o centro também agregam suavidade aos espaços e ajudam outros tratamentos acústicos a garantir que os espaços ativos continuem sendo acusticamente cômodos. Cada sala de jogos abre-se a uma área ao ar livre, assegurando que os espaços interiores e exteriores estejam perfeitamente conectados, criando variedade para que as crianças e os professores se adaptem às diferentes atividades.