- Área: 39 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Edward Hendricks
-
Fabricantes: Abopart, Gyptone, Plantercell, Rezill Sleeper System, Rockfon
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola de Ensino Médio Nanyang Girls, uma das principais escolas públicas de Singapura, foi fundada em 1917 e mudou sua localização várias vezes até 1999, onde se estabeleceu em sua localização atual, na Dunearn Road, no coração da cidade.
O edifício existente tem uma presença marcante ao longo das estradas arteriais Dunearn e Bukit Timah. É composto por uma icônica torre de relógio e, ao lado, duas alas de construções de influência colonial que formam o pano de fundo para uma grande área verde e uma pista de atletismo. Para acomodar seu crescimento, foi projetada uma extensão da escola, com dois grandes blocos de quatro andares para abrigar um conjunto de espaços acadêmicos e co-curriculares, um grande centro de artes cênicas e um ginásio de esportes indoor multiuso.
A abordagem arquitetônica não visava reproduzir o antigo nem ofuscar o complexo escolar existente. Além de atender aos requisitos funcionais, o objetivo era proporcionar aos alunos espaços generosos e agradáveis para interação e desenvolvimento social e criativo.
A fim de não bloquear o edifício existente, esta é a primeira instituição de ensino em Singapura que possui espaços abaixo do solo. Embora não convencional no contexto local, sentimos que havia uma boa razão para isso, especialmente em Singapura, que apresenta poucas terras disponíveis. O desafio era garantir que os espaços permanecessem claros e arejados.
Os dois novos blocos fornecem uma ligação suave entre os edifícios novos e antigos, com telhados verdes curvos que se inclinam até tocar o solo. Além de substituir o campo da escola,melhorou o espaço com uma paisagem mais vibrante e dinâmica. As aberturas em forma de pátios garantem que os espaços de aula abaixo do solo desfrutem de muita luz natural, vistas e ventilação.
Há um aumento geral nos espaços ao ar livre e um melhor relacionamento com o ambiente circundante, onde as salas de aula estão intimamente integradas com o exterior.
A adição da Escola Nanyang Girls, enquanto a primeira instituição de ensino médio em Singapura que possui espaços abaixo do solo, é simbólica, pois permite que os alunos percebam que reavaliar suposições e regras, seguidas de discussões construtivas, pode resultar em um resultado mais bem-sucedido e criativo do que se imagina.