Uma capela de desenho simbólico, flexível e construtivamente simples, é o protótipo vencedor da chamada feita pela Escola de Arquitetura da Pontifícia Universidade Católica do Chile, juntamente com a Pastoral da mesma instituição, no contexto de um plano institucional de construção de capelas para 50 cidades em todo o Chile até 2023.
Escolhida entre quatro finalistas, a proposta vencedora - do escritório chileno PARALELA - se tornará o protótipo de Capilla País, o programa de trabalho de verão da Pastoral da UC "em que grupos de jovens constroem capelas nas periferias urbanas do Chile, buscando proporcionar espaços de encontro e oração às comunidades vulneráveis do país", segundo as bases do concurso.
Por meio da Incubadora de Projetos Públicos da universidade chilena, o chamado marcou o início de um novo ciclo de construção após um processo de 4 anos e 50 capelas construídas. O protótipo deveria "refletir simplicidade e austeridade, tendo sempre como centro a pobreza e a ajuda altruísta aos mais necessitados", segundo os organizadores.
A seguir, convidamos a conhecer detalhadamente a proposta vencedora:
Memorial oficial: A proposta visa equilibrar um claro caráter simbólico com uma simplicidade construtiva, através de uma estrutura única que permita gerar de maneira simples as variações necessárias para se adaptar a diferentes localizações geográficas, ampliações e ajustes subsequentes de acordo com as necessidades, capacidades técnicas. e aspectos econômicos das próprias comunidades.
Princípios projetuais
Caráter simbólico: uma capela claramente reconhecível como tal, que incentive a oração e, por sua vez, acolha a comunidade para a realização de atividades religiosas e sociais. A imagem mais elementar e tradicional de uma igreja é usada, baseada em uma estrutura simétrica, com um telhado de duas águas.
Simplicidade construtiva: uma capela construída inteiramente por voluntários universitários, sem dificuldades e dentro do tempo disponível. A estrutura é projetada de forma que parte da equipe pré-fabrique os componentes in-situ, enquanto o restante é responsável pela montagem.
Aproveitamento de materiais: uma capela que permita um excelente desempenho de seus componentes, tanto para maximizar o uso de recursos econômicos, como para minimizar a perda de tempo. A estrutura e os revestimentos são determinados pelas dimensões dos materiais disponíveis no mercado, minimizando e otimizando os cortes.
Iluminação indireta: uma capela que aproveite a luz do sol para iluminar naturalmente os espaços, mas de forma indireta, propiciando uma atmosfera de oração. As bordas translúcidas da cobertura permitem que a espessura do perímetro da estrutura seja iluminada, onde a iluminação artificial também possa ser instalada.
Versatilidade e ampliação: uma capela cujo projeto básico permita variações e expansões simples, dependendo dos requisitos e capacidades das comunidades. A estrutura é projetada com base em módulos que permitem extensões com sua repetição simples e podem ser revestidas de maneiras diferentes para obter várias configurações.
Condicionamento posterior: uma capela que permite alcançar um melhor condicionamento térmico de acordo com as exigências geográficas, com intervenções subsequentes simples que a comunidade pode executar. A espessura gerada pela estrutura permite que a capela seja termicamente condicionada, incorporando isolamento ou facilitando a ventilação.
Estrutura de base e módulos: uma armação rígida de duas águas é a unidade essencial da capela, cuja repetição forma um módulo base determinado pelo comprimento de uma placa padrão. A espessura dos pilares e treliças compostas permitem variações na instalação de revestimentos, gerando vários tipos de módulos adicionais (átrio, portas, revestimento e sanitários), cujas múltiplas combinações possíveis permitem, por um lado, adaptar a capela a diferentes condições geográfica e localização, e por outro, facilitar sua expansão, sem sacrificar o caráter próprio e distintivo da proposta.
Arquitetos
Localização
ChileEquipe de Projeto
José di Girolamo, José Manuel Arteaga, Raimundo Salgado, David Meza, Trinidad Amenábar, Martín CorreaPrêmio
Primeiro LugarÁrea
95.0 m2Ano do Projeto
2018Fotografias
Courtesy of PARALELA