- Área: 1130 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Martin Schubert, Kirstine Mengel
-
Fabricantes: Troldtekt
Descrição enviada pela equipe de projeto. O museu de arte projetado por Henning Larsen na Dinamarca está localizado no Parque Scenic Western Videbæk, na pequena cidade de Videbæk. Implantado sobre um lago, o pavilhão é inspirado em seu entorno e atende aos moradores da cidade e seus visitantes.
O pavilhão complementa o parque, além de se destacar na paisagem urbana com uma luz escultural. Conceitualmente, o projeto faz referência às casas japonesas de chá. O terraço onde fica o café, flutua sobre o lago e o movimento da água é refletido no teto da construção. O interior é iluminado por uma claraboia central e é flexível, possibilitando uma série de instalações artísticas.
A arquitetura consiste em duas placas quadradas aparentemente flutuantes, separadas por uma fachada dentro de um sistema variado de elementos diagonais. A fachada é inspirada na paisagem circundante; o movimento do lago e dos galhos das árvores. A geometria da fachada também pode ser considerada uma brincadeira com o V em Videbæk. O pavilhão apresenta uma exposição permanente sobre Henning Larsen, que nasceu nos arredores de Videbæk.
Em 2017 uma extensão ao museu de arte foi concluída, a qual apresenta uma identidade gráfica formal com novo branding e sinalização. Além disso, o novo anexo também apresenta as luminárias do Henning Larsen Plaza e é acessível para cadeirantes.
A arquitetura do pavilhão consiste em dois quadrados horizontais agrupados, um dentro do outro, e separados por um plano formado por elementos diagonais. A fachada que intersecta esses dois quadrados contém uma brincadeira que faz referência ao V da cidade de Videbæk. O pavilhão apresenta uma exposição permanente sobre o arquiteto Henning Larsen e é gerido voluntariamente por pessoas locais que admiram o parque.