Descrição enviada pela equipe de projeto. O concurso internacional visou a escolha de um projeto para abrigar a nova sede do Escritório Metropolitano de Educação de Seoul, na Coréia do Sul. Trata-se de um terreno inserido num contexto de contínua reconversão urbana, onde novas relações estão sendo previstas através do zoneamento e diretrizes para futuros usos e ocupação do território, e ao mesmo tempo um forte marco na memória coletiva em função de usos tradicionais como o da Escola Superior para Meninas – Sudo Girls’ High School ou do antigo campo das Forças Armadas dos Estados Unidos - Yongsan US Army Camp, e a presença da Montanha Namsan na paisagem do entorno.
Buscavam-se propostas arquitetônicas integradas e comprometidas com as expectativas de mudanças do uso do solo urbano e das relações sociais e culturais decorrentes do programa da arquitetônico que deverá abrigar a inteligência dos programas educacionais do país, devendo ser um exemplo de comprometimento com as questões relativas à sustentabilidade e passíveis de certificação.
Neste sentido, a implantação e o edifício seriam indutores das transformações urbanísticas pretendidas para o território.
Descrição do projeto
ESPAÇO CONTEMPORÂNEO | PERMEABILIDADE URBANA | CONCEPÇÃO AMBIENTAL INTEGRADA
A proposta arquitetônica e urbanística favorece a permeabilidade, a integração e potencializa as conexões nos diversos níveis e escalas.
Destacamos alguns fatores estruturantes como a representatividade dos espaços enquanto cidade desejável em termos de relações socioculturais, a memória relacionada à paisagem, a história, a cultura e a inovação de soluções técnicas e sistemas construtivos comprometidos com a responsabilidade socioambiental.
Os espaços propostos permitem flexibilidade de usos e arranjos.
O paisagismo se caracteriza pela interatividade, funcionalidade e proporcionará a implantação de hortas comunitárias, painéis de captação de energia solar e sistemas de captação de água de chuva conjugados com jardins filtrantes.
Arquitetos
Autoria do Projeto
Newton Massafumi Yamato e Tânia Regina ParmaCoautoria
Jeong Bok Hwang (arquiteto), Jun Hun Nam (arquiteto / tradução), Ryan Kim (arquiteto / tradução), Yuri Parma Yamato (arquiteto)Área
106689.0 m2Ano do projeto
2018Fotografias