- Ano: 2017
-
Fotografias:Gonzalo Viramonte
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto muito especial, assim como são seus moradores. Nossos clientes tinham muito claro aquilo que queriam e aquilo que não queriam desde o princípio, facilitando muito o trabalho dos arquitetos.
Localizado em um terreno repleto de árvores, nos parecia um pecado ter de remover qualquer uma delas para implantar a casa, assim decidimos por ocupar apenas a pequena clareira deste bosque verde. Depois de escolher o lugar para construir, a principal solicitação dos nossos clientes era uma casa onde fosse possível experimentar a natureza do jardim como parte dos espaços internos, um espaço plenamente conectado de dentro pra fora e vice e versa. O resultado disso se materializou em uma casa totalmente introvertida e misteriosa em relação a rua, porém extrovertida e aberta para o pátio.
Desde o primeiro momento pensamos em criar um grande muro junto à rua, a partir do qual fomos adicionando pequenas peças/espaços para abrigar o programa. Inicialmente tínhamos apenas um grande volume, mas com o desenvolvimento do projeto decidimos por construir outros dois (estar/jantar/cozinha, quartos e garagem). A ideia de fragmentar o programa em pequenas peças surgiu do estilo de vida do jovem casal e como ele tende a transformar pouco à pouco ao longo do tempo. Com certeza, a organização e as necessidades de uma família vai se transformando ao longo dos anos, por isso concebemos uma casa onde é possível agregar outros módulos, porém de forma estruturada para que não se perca a essência original do projeto.
O resultado final se materializa em uma série de espaços de transição, da leveza da chapa metálica do exterior a solidez do concreto aparente no interior, do preto ao branco, da opacidade da fachada junto à rua para a completa transparência dos espaços interiores conectados ao jardim.