OOPEAA, trabalhando em colaboração com a Lundén Architecture Company, ganhou um concurso de projeto e construção para um conjunto habitacional de madeira em Kivistö, Vantaa, na área metropolitana de Helsinque, Finlândia. Organizado pela cidade de Vantaa, o concurso pediu aos participantes que projetassem um distrito de casas de madeira, parte de um compromisso de "proporcionar um desenvolvimento consciente do clima na habitação".
Intitulado “Lá em cima - Lá embaixo, vivendo juntos em três níveis”, o esquema de OOPEAA e Lundén fará parte do distrito sustentável mais amplo, criando uma ligação entre a floresta natural, as ruas ativas e a infraestrutura ferroviária.
O edital abrangente convocava as inscrições conjuntas com dois escritórios de arquitetura, um empreiteiro e um empreendedor a se situarem em um ou em ambos os lotes de Kivistö. As equipes foram solicitadas a responder às “necessidades de uma população diversificada nas áreas de rápido crescimento em desenvolvimento”, ao mesmo tempo em que atendiam às necessidades de ciclismo, trânsito e arte pública.
O esquema OOPEAA e Lundén ocupará um dos dois lotes, localizado ao lado de uma pequena floresta que abriga esquilos voadores raros. A proposta é composta por um bloco multifacetado de habitações de madeira, combinando um nível de rua ativo com espaços verdes comuns, tanto no pátio interior como nos terraços do telhado.
Apartamentos variam de moradias de dois andares com acesso individual da rua para apartamentos com um cinto de varandas, para apartamentos de tamanho familiar com terraços nos pisos superiores. Os apartamentos foram posicionados para um equilíbrio ideal entre luz e sombra, enquanto os recursos ecologicamente conscientes, como os painéis fotovoltaicos no telhado, e a coleta de águas pluviais procuram reduzir a pegada de carbono do esquema.
Enquanto isso, a fachada do esquema responde a várias funções, com madeira carbonizada ao longo da fachada da rua contrastando com as cores laranja, amarela e vermelha ao longo do pátio interno. O esquema também possui uma ponte especial que fornece uma conexão entre o bloco residencial e a floresta adjacente.
O trabalho começará na próxima fase de projeto e começará imediatamente, com a contribuição do empreiteiro Reponen Oy e do empreendedor Taaleri Vuokrakoti Ky.
Notícia via: OOPEAA
Architects
Localização
Kivistö, 01700 Vantaa, FinlandArquiteto Responsável
Anssi Lassila (OOPEAA), Eero Lundén (Lundén Architecture Company)Equipe de Projeto
Tuuli Tuohikumpu (OOPEAA), Emma Koivuranta (Lundén)Equipe do Concurso
OOPEAA: Liisa Heinonen, Tomoya Nishimura, Tanja Vallaster, Liuxin Yang, Katharina Heidkamp; Lundén: Rebecca Koivukoski, Emmi JäräPaisagismo
VSU Landscape Architects: Outi Palosaari, Saara OilinkiCliente
Taaleri Vuokrakoti KyEmpreiteiro
Reponen OyAno do projeto
2018Fotografias
Courtesy of OOPEAAÁrea
7764.0 m2