- Ano: 2018
-
Fotografias:Brett Boardman, Simon Wood
-
Fabricantes: Bega, Danie Mellor, Europanel, Fielders, Hess Lighting, Janet Laurence, Lotus, Maria Fernanda Cardoso, Rondo, Ryoji Ikeda, SVL Lighting, Sydney Renewable Power Company, Xenian
Descrição enviada pela equipe de projeto. A transformação do Porto Darling em Sydney, na Austrália, é a iniciativa de renovação urbana mais importante da cidade em 20 anos – uma oportunidade única dessa geração para reconfigurar um bairro central e crítico. O local adjacente ao porto abriga hoje o Centro Internacional de Convenções de Sydney (ICC Sydney), que compreende três locais novos e excepcionais, um hotel de luxo – e um novo bairro de uso misto está a caminho.
Trabalhando em estreita colaboração com a iNSW e a Lendlease, a HASSELL forneceu as diretrizes de desenho urbano para toda a área de 20 hectares e projetou o espaço público do Porto Darling para melhor conectar a cidade e oferecer novos destinos para as pessoas se reunirem, relaxarem e se divertirem. Angus Bruce, diretor da HASSEL e responsável pelo setor de paisagismo, diz que as pessoas estiveram sempre no centro do processo de projeto para a renovação do Porto Darling.
“Nossos clientes buscavam um espaço público de alta qualidade, aberto e flexível, que permitisse uma grande variedade de usos, tanto para eventos casuais quanto organizados. Eles queriam um lugar cheio de espaços vibrantes que potencializassem a experiência dos visitantes, ao mesmo tempo que se apresentassem como atrações por si mesmos”, disse Angus. Ao revigorar as áreas de parques, integrando paisagens e espaços abertos e incorporando elementos aquáticos, obras de arte públicas, praças e espaços para eventos, a HASSELL criou oportunidades para eventos e atividades variadas, como concertos ao ar livre, eventos de circo, feirinhas e performances musicais espontâneas – além de prazeres simples como brincar com fontes e espelhos d'água.
“Queríamos tanto arrancar um “uau” dos visitantes que ali chegassem pela primeira vez quanto oferecer um espaço agradável para aqueles que mais usam o espaço – a comunidade local de trabalhadores e moradores – e mantê-los voltando”, disse Angus. Melhores conexões de pedestres, ciclistas e transporte público agora facilitam o acesso das pessoas aos bairros do entorno, anteriormente desconectados, ao porto e ao centro da cidade de Sydney.
Um desenho urbano integrado amplifica os espaços e as experiências
O espaço público do Porto Darling foi realizado por meio de uma colaboração estreita e interdisciplinar. Essa abordagem permitiu um desenho elegante que integra a paisagem pública e as obras de arte personalizadas à arquitetura – maximizando o espaço público aberto, os recursos culturais, a conectividade e as vistas.
Todos os três edifícios do ICC Sydney estão ligados por sua base contínua de paisagem, terraços e materiais. A paisagem combina perfeitamente com o entorno e incentiva a permeabilidade da área mais ampla; além disso, integra-se com a fachada do edifício do ICC Sydney Exhibition para oferecer um terraço vegetado, uma plataforma de eventos elevada e um extenso telhado verde com plantas nativas, conectados por caminhos e plataformas com vista para o local.
Criar um lugar público autêntico, cativante e sustentável
Ao criar lugares mais inclusivos e atraentes e melhorar os locais existentes, o Porto Darling tornou-se mais atraente tanto para moradores quanto para visitantes, gerando benefícios sociais, econômicos e ambientais contínuos para Sydney. O projeto de transformação gerou:
- Um dinâmico destino de eventos com três grandes locais públicos e o Tumbalong Park como um espaço para eventos ao ar livre de alta capacidade – agora 40% maior e mais completo, com um palco, telão e melhor iluminação.
- Um local conectado com uma rede aprimorada de vias e ruas, incluindo o The Boulevard – um calçadão de 680 metros de comprimento de eucalipto que ancora todo o terreno e amplia as conexões de pedestres entre a Estação Central e a Cockle Bay.
- Experiências públicas mais diversificadas de engajamento nos novos espaços urbanos, como a Chinese Garden Plaza – um pátio de entrada para o atual Jardim Chinês da Amizade com espelhos d'água para brincadeiras de crianças que podem ser desligadas para abrir espaço para instalações de feiras e eventos.
- Um porto mais verde, com 650 novas árvores e 9.000 m² de espaço verde adicional, melhorando o conforto e o habitat através do uso extensivo de espécies nativas. Árvores Resedás também tem sido utilizadas para dialogar com o bairro vizinho Chinatown.
- Uma experiência típica de "Sydney". As histórias do Porto Darling ganham vida através da curadoria de uma ampla gama de obras de arte e elementos interpretativos de paisagismo inspirados na história e ecologia do local.
Esculturas, instalações audiovisuais, incluindo um mural de 600 metros quadrados de vegetações nativas embutido nas paredes do terraço, proporcionam novos pontos de diversão e descoberta. E as fontes ativas de água, incluindo a renovada fonte de Robert Woodward "Tidal Cascades", celebram a localização à beira-mar.
“Tanto as obras de arte em grande escala, 'big bang', quanto as pequenas, foram integradas desde o início do desenvolvimento do projeto, seguindo um processo de curadoria extensivo", afirma Angus. “Estávamos procurando obras que permitissem várias formas de exploração e imaginação. Cada peça é verdadeiramente única, com algumas histórias reveladoras literais e efêmeras da rica história do Porto Darling, e outras que levam sua mente a escalas para além da do terreno e da região”, disse ele.
O projeto de transformação também engloba as metas mais amplas de sustentabilidade da cidade de Sydney para espaços abertos, por meio de soluções integradas de WSUD (estratégias relacionadas ao ciclo urbano da água), espaços verdes e melhor caminhabilidade. O projeto ofereceu 30% de espaço público a mais para o centro da cidade de Sydney e recebeu uma classificação 6 Estrelas da Green Star Communities do Green Building Council da Austrália. O espaço público revitalizado está transformando o Porto Darling em um dos melhores lugares do mundo para se viver, aprender, se encontrar e se divertir – um lugar para o qual as pessoas querem voltar sempre.