- Área: 5368 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Pablo Blanco
-
Fabricantes: Cintac®, GLASSTECH, Instapanel, MK
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse projeto foi vencedor de um concurso de anteprojeto convocado pela Direção de Arquitetura, Região Los Rios, localizada na região sul do Chile. Trata-se de uma área do país muito fértil, produto das chuvas e do clima temperado. O requerimento consistia em uma escola de difusão artística com um programa de 5.300 m2, localizado em um terreno de esquina de 100x100 metros, em um setor de expansão urbana da cidade de La Unión, Província Ranco.
Propõe-se um desenho que fortalece a vida interior do estabelecimento por meio de um único pátio livre que serve como espaço articulador das diferentes partes do programa arquitetônico. Nesse sentido, os volumes são dispostos em dois níveis, como um claustro e geram uma condição de proteção da vivência interior. As circulações perimetrais são vinculadas com o espaço exterior trazendo a relação com a comunidade por meio da entrada principal. Nesse sentido, o auditório está localizado no acesso principal para permitir o seu uso em atividades extras programáticas destinadas aos vizinhos.
Um volume compacto em "C", acompanhado do ginásio, conforma o pátio principal com caráter lúdico e recreativo. O programa está organizado dispondo os principais recintos de uso comum como auditório, refeitório e serviços no primeiro nível e salas de aula especiais no segundo nível, no volume leste. Isso determina uma acessibilidade fluída e direta tanto para alunos de Ensino Básico, Médio, Pré-básico e Administração. São articuladas 4 circulações verticais nos pontos de intersecção das horizontais.
O acesso é feito na articulação das áreas de administração e auditório, em um hall de pé-direito duplo com duas funções: acesso ao colégio e foyer do auditório. As salas de aula da pré-escola, básica e média são dispostas para desfrutarem da iluminação norte, as salas de aula especiais são dispostas com iluminação leste e, em consequência, as circulações estão ao sul. São privilegiados os ganhos térmicos nos ambientes com maior intensidade de uso e diminuídas as demandas térmicas de sistemas climáticos ativos.
O sistema construtivo está baseado na estrutura principal de pilares, vigas e lajes de concreto armado com parte interna em alvenaria. As construções tradicionais são em madeira, razão pela qual emprega-se o fibrocimento também.