- Área: 720 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Cemal Emden
Descrição enviada pela equipe de projeto. Cercado pela floresta ao norte e à beira-mar a leste, nosso projeto visa ser um dos melhores exemplos de integração ao contexto natural. Situado na península de Bodrum, este complexo residencial de verão precisava de um Restaurante de Praia que fosse flexível o suficiente para hospedar primeiro um centro de informações do complexo e ser construído muito rapidamente com o mínimo de impacto em seu ambiente.
A área ao redor do edifício é reservada apenas para as instalações de praia, como área preservada. As abundantes árvores existentes dão um destaque natural, entre as quais existirão terraços organizados para banhos de sol, áreas de recreação para crianças, pequenas piscinas, vestiários e banheiros. Uma praia de 400m de comprimento está diretamente ligada a esta área verde, a apenas 100m de distância do edifício. Este Centro acaba trazendo os visitantes para dentro da natureza.
O edifício está situado perto de um leito de rio, trazendo sons de água e sensação de frescor para os visitantes. Para facilitar o acesso dos clientes, um pequeno estacionamento foi providenciado na entrada, bem como um píer à beira-mar. O caminho de pedestres para acessar a edificação passa pelas árvores existentes e atravessa o pequeno rio a partir de uma ponte leve.
Primeiro projetamos uma grande plataforma, sombreada com uma grande pérgola. Nosso prédio foi então inserido entre a plataforma e a pérgola, como um elemento separado. Desta forma, o centro de informações pode ser facilmente reduzido ou aumentado de acordo com as necessidades dos próximos usuários, dentro dos limites da plataforma (definidos pelas autoridades locais). O edifício também pode ser totalmente desmontado e a plataforma manter-se preservada.
Como um centro de informações, conseguimos garantir flexibilidade, grandiosidade e conforto, bem como uma arquitetura representativa para o restante do projeto, ao mesmo tempo em que trabalhamos bem sua relação com seu contexto natural, abrindo-se para o mar e usando materiais locais.