- Área: 418 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Maxime Brouillet
-
Fabricantes: Adurra, Baillargeon, Groupe concept PV, MAC, Richelieu
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada às margens do rio São Lourenço, em Sorel, a residência está posicionada para se beneficiar da topografia natural do local. A partir da estrada, o terreno longo e estreito é relativamente plano na maior parte da sua área, exceto no final do lote, onde uma diferença de altura significativa torna possível chegar ao rio. Esta característica determinou a localização da residência; uma oportunidade de ter um jardim totalmente aberto ao rio.
A residência é programada em três grandes volumes para três funções precisas; o bloco de serviço, o bloco diurno e o bloco noturno. O bloco de serviço e o bloco diurno são cobertos com madeira, bem ancorados ao chão para conectar o interior e o exterior. O bloco noturno é coberto com aço preto e posicionado em relação aos outros dois blocos como um contêiner nos navios de carga que desfilam diariamente no rio.
O arranjo dos três volumes cria um vazio, um espaço completamente envidraçado no rio, que abriga a grande escadaria e a entrada principal, um espaço onde todas as circulações se encontram. A localização das aberturas foi cuidadosamente escolhida para que cada corredor se abra em uma janela e cada porta revele uma parte da paisagem. O panorama está diretamente relacionado aos espaços da residência.
Para reduzir ainda mais a fina linha entre o interior e o exterior, os acabamentos exteriores são utilizados também no interior; as tábuas de cedro encontram-se nas paredes da circulação vertical, bem como nos tetos do térreo; o piso de concreto da entrada e terraço continua no térreo e no nível do jardim. A residência G + C, com volumes sóbrios e linhas simples, é organizada de forma eficiente e oferece espaços abertos ao rio para uma jovem família de Sorel.